Frente Parlamentar da Medicina realiza ciclo de palestras sobre autismo nesta quinta-feira (1º)

31/05/2023 11h01 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Arte: Assessoria Parlamentar

Com o objetivo de fomentar a conscientização e o diálogo sobre o autismo, nesta quinta-feira, dia 01, a partir das 14h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba, o deputado Ney Leprevost (União), presidente da Frente Parlamentar da Medicina realiza o ciclo de palestras “Autismo: Inclusão e o Direito à Saúde”. As palestras serão abertas ao público.

O evento vai reunir palestrantes altamente envolvidos na causa da inclusão, além de pesquisadores e estudiosos do autismo, trazendo as mais recentes descobertas e os novos estudos na área.

Serão 4 palestras com especialistas renomados. Entre os temas abordados estarão a genética, o aconselhamento familiar, a manifestação do Transtorno do Espectro Autista em crianças e adultos, os diferentes sintomas, a importância da prática esportiva, entre outros.

“Temos que colocar em pauta as políticas públicas de inclusão, pois precisamos inserir na sociedade as pessoas que necessitam de mais acesso e garantias”, disse Leprevost.

Preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos autistas e em garantir seus direitos, durante a gestão de Ney Leprevost como secretário de Justiça, Família e Trabalho, no 1º governo de Carlos Massa Ratinho Junior, foi implantada no Paraná a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que ajuda na identificação e no atendimento prioritário de pessoas que estão no TEA e que já foi solicitada por mais de 7 mil paranaenses.

Em posse da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), crianças com autismo tem prioridade no atendimento em serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento é digital e gratuito, com possibilidade de impressão pelo próprio usuário ou responsável.

PROGRAMAÇÃO PARA O CICLO DE PALESTRAS

14h30 – Abertura do evento

14h40 – Transtorno do Espectro Autista na Infância (Dra. Mara Lucia Schimitz Ferreira dos

Santos).

15h10 – O diagnóstico tardio do autismo e seu impacto no adulto (Dr. Thiago Simões)

15h40 – Autistas e o Direito à Saúde (Dra. Fernanda Milani)

16h10 – Tratamento com base em evidência para o TEA (Dra. Amanda Bueno)

16h40 – Encerramento

Serviço:

Palestras sobre “Autismo: Inclusão e o Direito à Saúde”

Data: 01 de junho (quinta-feira)

Horário: 14h30

Local: Plenarinho - Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Curitiba

Informações: (41) 3350-4273.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação