Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia do Leite é lançada oficialmente

11/11/2015 14h51 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

Foi instalada oficialmente na manhã desta quarta (11) na Assembleia Legislativa do Paraná, a Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia  do Leite. Os 15 integrantes do grupo, coordenado pelo deputado Wilmar Reichembach (PSC) e que tem a participação do  presidente da Casa, Ademar Traiano, mais produtores e os representantes de entidades ligadas ao setor, como Secretaria Estadual da Agricultura,  Emater, Faep, Ocepar e Adapar, lotaram o Plenarinho. Reichembach destacou que a Frente foi criada com o objetivo de apoiar os produtores de leite paranaenses, que enfrentam dificuldades, principalmente na área da assistência técnica.

(Sonora)

Traiano diz que ações como esta visam defender os diversos segmentos produtivos no estado e que o do leite é mais um destes segmentos, fundamentais para a economia paranaense.

(Sonora)

Pedro Lupion (DEM),  que também  é presidente da Comissão de Agricultura e líder do Bloco Agropecuário da Assembleia, disse que, com a criação da Frente, os produtores terão mais que o que  apoio dos parlamentares.

(sonora)

O Paraná é o terceiro maior produtor de leite do Brasil. Perde para o Rio Grande do Sul e para Minas Gerais, que é o primeiro produtor. Dos 120 mil produtores, 80% são pequenos, sobrevivem da venda do leite.  No estado são gerados um milhão de empregos diretos e indiretos em toda  a cadeia produtiva do leite.

 Por isso, para o presidente do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (FUNDEPEC)  e representante da Federação da Agricultura (Faep) no lançamento, Ronei Volpi,  a Frente representa um importante passo  para a bovinocultura de leite no Paraná e no país, que está quase atingindo a autossuficiência na produção de leite e que em pouco tempo, haverá excedente do produto para ser exportado e os produtores precisam se qualificar para atender ao mercado externo.

(Sonora)

  Os produtores paranaenses alegam que o orçamento da Secretaria da Agricultura é muito baixo, diante do que representa o agronegócio do estado. O  diretor-geral da secretaria, Otamir César Martins,  concorda, afinal apenas  1.77% dos 54 bilhões de reais previstos para 2016 serão destinados ao setor,  mas ele diz que  Frente, assim como os parlamentares e o Governo do Estado e o também a União, procuram facilitar o acesso ao crédito e aos recursos.

(sonora)

O próximo passo da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite é fazer audiências públicas no interior do estado, principalmente nas maiores regiões produtoras: Oeste e Sudoeste. Ainda fazem parte da Frente, Elio Rusch (DEM), Cláudio Palozi (PSC), Nélson Luersen (PDT), Hussein Backri (PSC), Márcio Nnues (PSCC), Paulo Litro (PSDB), Professor Lemos (PT), Guto Silva (PSC), Shiavinatto (PP), Alexandre Guimarães (PSC), Bernardo Carli (PSDB) e Anibelli Neto (PMDB). 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação