Frente Parlamentar lançada na Assembleia vai embasar formulação de projetos

07/06/2022 18h25 | por Cláudia Ribeiro
Podcast 88 anos do CREA-PR são celebrados na Assembleia Legislativa com instalação da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável.

88 anos do CREA-PR são celebrados na Assembleia Legislativa com instalação da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Dupla celebração no horário do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná desta terça-feira (7): os 88 anos do Conselho Regional de Engenharia e  Agronomia do Paraná (CREA/PR) e a criação da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da Casa de Leis. Proposto pelo deputado Marcio Nunes (PSD),  e composto por diversos parlamentares,  o grupo de trabalho vai atuar em parceria com o CREA com o objetivo de fortalecer as organizações e entidades de classe, instituições de ensino, empresas, profissionais registrados e estudantes em uma atuação conjunta, como explica o deputado Marcio Nunes.

(Sonora)

Ao lado de ex-presidentes e da equipe do Conselho, de coordenadores de colegiados, diretoria do CREA/PR, representantes  de entidades de classe  e de instituições de ensino, Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do CREA/PR, participou do lançamento da Frente. Ele  entregou aos deputados um documento com considerações feitas pelos profissionais do Conselho em projetos de lei em tramitação desde 2019 na Casa e o Estudo Básico de Desenvolvimento para o Estado do Paraná. Para ele, a Frente vem com um propósito de criar um canal mais institucionalizado, sistematizado e permanente de relacionamento com a Casa, de forma a ampliar o diálogo e as contribuições dos profissionais na formulação de políticas públicas e criar um ambiente de colaboração na proposição e tramitação de projetos de lei.

(Sonora)

A ideia,  com a criação da Frente Parlamentar,  é ainda que se obtenham informações técnicas para embasar os projetos de lei e melhorar a qualidade das propostas.    O CREA, que  já atua em parceria com o Governo do Estado com a mesma finalidade, deve contribuir com  propostas nos mais variados setores, entre eles, segurança de barragens, segurança alimentar, recursos hídricos, desastres naturais, planejamento urbano e regional, acessibilidade e mobilidade urbana, eficiência energética e energias renováveis, segurança do trabalho, prevenção de incêndio e planejamento, execução, fiscalização e controle das obras públicas.  Um trabalho, que de acordo com Ricardo Rocha, está no  DNA da instituição.

(Sonora)

Sob a coordenação de Marcio Nunes,   assinam a proposta da criação da Frente e também integram o grupo os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD);  Plauto Miró (União);  Tercílio Turini (PSD); Artagão Júnior (PSD); Wilmar Reichembach (União);   Jonas Guimarães (PSD); Maria Victoria (PP); Guto Silva (PP); Nelson Luersen (União); Cobra Repórter (PSD); Delegado Jacovós (PL) e Francisco Bührer (PSD).