Galerias da Assembleia receberão os nomes dos ex-deputados Duílio Genari e Gilberto Carvalho Projeto de resolução 4/2023 é assinado pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro secretário, Alexandre Curi (PSD) e pela segunda secretária, Maria Victoria (PP).

13/03/2023 11h44 | por Assessoria Parlamentar

Galerias do Plenário Deputado Waldemar Daros serão batizadas com os nomes dos ex-deputados.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Na Assembleia Legislativa, Duílio Genari atuou por sete mandatos consecutivos.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Na Assembleia Legislativa, Duílio Genari atuou por sete mandatos consecutivos.

Na Assembleia Legislativa, Gilberto Carvalho foi deputado estadual por quatro mandatos, nas décadas de 1970 e 1980, sendo o autor do projeto de lei de emancipação política e administrativa do município de Lunardelli.Créditos: Reprodução Facebook

A Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná apresentou projeto de resolução 4/2023 para denominar deputado Duílio Genari a galeria do 1º balcão e deputado Gilberto Carvalho a galeria do 2º balcão, localizadas no Plenário Deputado Waldemar Daros do Legislativo estadual. A proposição homenageia dois ex-deputados, falecidos recentemente, que marcaram história na política paranaense. O texto é assinado pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro secretário, Alexandre Curi (PSD) e pela segunda secretária, Maria Victoria (PP).

“São dois grandes nomes que passaram pelo Poder Legislativo. O deputado Gilberto e o deputado Duílio deixaram uma marca impressionante aqui no Plenário durante seus mandatos. Portanto, uma homenagem justa que a Casa presta a esses dois grandes nomes da história da política paranaense”, destacou o presidente Traiano.

Já o primeiro secretário da Casa relembrou da longa história de Genari no Legislativo Paranaense e destacou a atuação de Carvalho em prol dos municípios. “Respeitado e admirado, Duílio Genari foi colega de parlamento e amigo do meu avô Aníbal Khury. Posteriormente, em 2002, quando fui eleito deputado, tive o privilégio de conviver com ele por 13 anos no legislativo estadual. Homem íntegro, generoso e humilde - sempre comprometido com as causas da população - Genari serviu de exemplo para uma nova geração de políticos paranaenses da qual me incluo. Ao homenagear Duílio aproveitamos para fazer, também, uma justa homenagem a Gilberto Carvalho, um deputado que, assim como eu, teve o municipalismo como principal marca”, explicou o deputado Alexandre Curi.

A segunda secretária, deputada Maria Victoria (PP), disse que as duas lideranças políticas deixaram um grande legado para as suas regiões.  “Obras e investimentos que beneficiaram milhares de paranaenses. Duílio Genari é uma referência para Toledo e para todo Oeste, e Gilberto Carvalho é uma liderança reconhecida no Norte e Vale do Ivaí. Deputados que foram eleitos diversas vezes pela população, comprovando suas capacidades de trabalho”, concluiu.

Homenageados

Duílio ingressou na política como Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Toledo, sendo o vereador mais votado da história do Município. Também foi prefeito de Toledo no final da década de 1970. Nesta época dividiu as funções de chefe do Executivo com o cargo de presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – Amop. Na Assembleia Legislativa, Duílio Genari atuou por sete mandatos consecutivos. Defensor da autonomia e do fortalecimento dos municípios paranaenses, o deputado Duílio Genari conheceu de perto os problemas enfrentados pelos administradores municipais. Genari faleceu no último dia 2 de março, aos 85 anos.

O segundo homenageado, Deputado Gilberto Carvalho, foi um advogado londrinense que dedicou boa parte da sua vida à política. Ingressou na vida pública como vereador de Marumbi, sendo posteriormente eleito prefeito do Município. Na Assembleia Legislativa, Gilberto Carvalho foi deputado estadual por quatro mandatos, nas décadas de 1970 e 1980, sendo o autor do projeto de lei de emancipação política e administrativa do município de Lunardelli. Foi também o principal responsável pela criação da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí – Amuvi. Depois da longa carreira no Legislativo, Gilberto Carvalho ocupou cargos no Poder Executivo e no Movimento PróParaná, do qual foi um dos fundadores e vice-presidente, tendo coordenado o Conselho de Relações Federativas na entidade. O ex-deputado faleceu em 7 de março de 2022, aos 88 anos de idade.

A matéria agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votado em plenário.