Nada de longos discursos sobre política.... Aliás, até teve discurso sim, mas feito por Weiky Rodrigues dos Santos, de 11 anos, que “roubou a cena” logo no início da sessão plenária desta segunda-feira (13). Com farda do Bope (ele é filho de um integrante do grupo especial da PM do Paraná), destacou a importância de uma lei em vigor, que foi aprovada no fim do ano passado na Assembleia, que permite a visitação de animais domésticos e de estimação nos hospitais e clínicas públicos e privados do estado. Mas antes, os deputados assistiram a um vídeo feito pelo garoto sobre o tema.
(Sobe som)
O vídeo foi exibido no canal dele no You Tube, o “Mundo Weiky”, criado há um ano. Na web, o garoto fala de temas ligados à educação e à segurança. Ao vivo, mostrou que também é bom. Não se intimidou diante dos deputados e agradeceu pela aprovação do projeto.
(Sobe som)
O autor, deputado Hussein Bakri (PSD) foi o responsável pela vinda do menino até a Casa. Ele conta que ficou emocionado em saber que um garoto de apenas 11 anos tenha se interessado pelo assunto, divulgado e pela boa repercussão que o assunto teve.
(Sonora)
E Weiky gostou da experiência que viveu na Assembleia.
(Sonora)
Pela lei, os hospitais poderão criar as próprias regras para organizar a permanência dos animais durante a visita a pacientes internados. Para isso, será preciso ter um laudo de um veterinário comprovando que o bicho de estimação está com a saúde em dia. São considerados animais domésticos os que não representam perigo para o homem, além dos utilizados na Terapia Assistida de Animais, como cães, gatos, coelhos, chinchilas, tartarugas, hamsters e pássaros.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.