Geração Atitude prepara jovens para o exercício da cidadania Alunos de 320 escolas estaduais receberão o Guia do Cidadão, material de apoio para as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula.

04/04/2016 17h41 | por Kharina Guimarães
Eduardo Cambi, promotor do Ministério Público do Paraná

Eduardo Cambi, promotor do Ministério Público do ParanáCréditos: Pedro de Oliveira/Alep

Eduardo Cambi, promotor do Ministério Público do Paraná


A educação para o exercício da cidadania. Esse é o eixo central do Projeto Geração Atitude, que deve se transformar em política pública no Paraná. Em três etapas diferentes, os alunos dos colégios estaduais têm acesso a informações sobre temas como democracia, política, cidadania, eleições e voto, organização e funcionamento dos Poderes constituídos. Este ano, 320 escolas públicas do Paraná receberão o Guia do Cidadão, uma cartilha que servirá de apoio para as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula.

A partir do trabalho dos professores, os alunos podem apresentar ideias para mudar o Paraná. O projeto de lei aprovado em primeira discussão na sessão plenária desta segunda-feira (4) é o primeiro fruto do Geração Atitude e motivo de muito orgulho. “É um momento de extrema alegria, porque o grande desafio da democracia brasileira é ampliar a participação das pessoas, dos eleitores, dos cidadãos. Hoje, nós temos a prova viva dessa participação, porque é uma ideia discutida em sala de aula, dentro de um projeto para ampliar a cidadania no estado do Paraná, que vem se tornar um projeto que tramitou em todas as comissões e chegou a Plenário do Legislativo”, destacou Eduardo Augusto Salomão Cambi, promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná e coordenador do Movimento Paraná sem Corrupção.

Eduardo Cambi esclareceu que “trabalhar essa cultura da cidadania dentro da escola permite, principalmente na escola de ensino médio, preparar o jovem para votar melhor e ser um cidadão integral em sua comunidade, levando à discussão dos problemas da escola, da comunidade. Enfim, fazendo com que a política seja uma ferramenta de resolução dos problemas coletivos”.

Para Carlos Pijak Júnior, chefe do Departamento de Gestão Educacional da Secretaria de Estado da Educação, inserir o jovem nestas temáticas é o primeiro passo para a mudança cultural do brasileiro e para uma nova visão da política. “Uma iniciativa como o Projeto Geração Atitude, com a qual você leva essa discussão tanto da política, como da democracia, voto e eleições para dentro da escola, fazendo um trabalho em conjunto com os alunos, professores e a comunidade, é de fundamental importância para que a gente realmente mude o País a partir dos nossos jovens. O jovem tem que ter o entendimento de que a participação política é fundamental para mudar a vida deles”.

O Projeto Geração Atitude é ligado ao Movimento Paraná sem Corrupção por meio do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e Assessoria Especial da Juventude do Governo Estado.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação