Gilberto Ribeiro apresenta projetos que asseguram direitos à pessoa com deficiência física

12/07/2013 13h33 | por Nádia Fontana
Deputado Gilberto Ribeiro (PSB).

Deputado Gilberto Ribeiro (PSB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Gilberto Ribeiro (PSB).
Três propostas que têm o objetivo de assegurar direitos e a plena inclusão social de cidadãos com deficiência física foram apresentadas pelo deputado Gilberto Ribeiro (PSB) na Assembleia Legislativa. Os projetos receberam apoio dos demais parlamentares na sessão plenária da última segunda-feira (8) e seguiram para análise nas comissões técnicas do Legislativo.

Uma delas obriga os centros de formação de condutores com frota superior a dez veículos a adaptar pelo menos um deles para o aprendizado de pessoas portadoras de deficiência física. A segunda dispõe sobre a obrigatoriedade das locadoras de veículos disponibilizarem automóveis adaptados; enquanto a terceira proposta prevê a instalação de banheiros químicos, que atendam as necessidades dos cidadãos com mobilidade reduzida, nos espaços públicos onde são realizados eventos ou espetáculos, no âmbito do estado do Paraná.

O deputado argumenta que o objetivo é efetivar o direito fundamental de liberdade para todos aqueles que se encontram em um estado de debilidade física, em que haja dificuldade na locomoção. Ele acrescenta que os problemas no acesso a um determinado local ou serviço, independente da ocasião, representa a desigualdade de direitos sociais, imposta aos portadores de necessidades especiais, o que deve ser combatido com veemência. Segundo Gilberto Ribeiro, é fundamental a implementação de medidas que reduzam os obstáculos enfrentados diariamente por esses cidadãos. Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) mostram que cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, vivem com uma deficiência. São a maior minoria do mundo, e cerca de 80% dessas pessoas vivem em países em desenvolvimento.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação