Governo Detalha Projetos Aos Deputados da Base Aliada Na Assembléia Legislativa

13/11/2007 18h13 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / 41 9648-1104 - 9241-2401 - 9121-2114 - 3350-4191 / contato@luizromanelli.com.br - h2foz@hotmail.com - www
Os secretários detalharam propostas do Governo do Estado que podem ser votadas na Assembléia Legislativa ainda antes do recesso parlamentar marcado para 20 de dezembro. Entre os projetos estão: a proposta orçamentária de 2008, o plano plurianual 2008-2011, e o reajuste das taxas do Detran e das alíquotas do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O encontro na Assembléia Legislativa foi considerado “proveitoso” pelo chefe da Casa Civil. “Os deputados colocaram as suas posições e reivindicações, todas absolutamente corretas, e pediram que as reuniões fossem realizadas mensalmente. Isso é que nós vamos fazer porque o objetivo é prestigiar cada vez mais a Assembléia Legislativa, através dos deputados que integram a base governamental”, disse Iatauro. O líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), entende que as reuniões com a base de apoio o Governo Requião são “absolutamente importantes” na medida em que se debate junto com os deputados aliados as mensagens governamentais. “As reuniões permitem uma interação maior com os deputados e a participação da base aliada na elaboração dos projetos. Por exemplo, a proposta sobre o IPVA está sendo estudada na Secretaria da Fazenda e os deputados ponderaram sobre algumas questões”, disse Romanelli. “Mas temos mensagens importantes para serem votadas ainda este ano começando é claro pelo plano plurianual e pela lei orçamentária. O orçamento deve ser readequado em função, inclusive, da Emenda Constitucional 29, em trâmite no Congresso Nacional, que aprovada dispõe de mais recursos para investir na área da saúde”, completou o deputado. IMPORTANTE - O líder do PT, Elton Welter, também defendeu a aproximação maior do Governo do Estado com a Assembléia Legislativa. “Achei muito importante a vinda do secretário-chefe da Casa Civil e de outros secretários, colocando os reais objetivos do Executivo. Isso é esclarecedor, contribui no processo de criação do consenso na Casa e, inclusive, junto aos deputados da base”, disse Welter. Na avaliação do líder do PMDB, Waldyr Pugliesi, os encontros da base de apoio são importantes porque ajudam a preparar os parlamentares na defesa das matérias enviadas pelo Governo do Estado. Segundo ele, há matérias que, a primeiro momento, podem ser consideradas polêmicas e “por isso os esclarecimentos dos órgãos do governo são fundamentais”. “Esta é uma cobrança antiga da nossa bancada e vai fortalecer a atuação parlamentar do bloco”, disse. PARTICIPANTES - A reunião teve a participação ainda do diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Nestor Bueno; do diretor-geral do Detran, David Pancotti; do diretor da Receita Estadual, Luiz Carlos Vieira; do presidente da Sanepar, Stênio Jacob; do diretor comercial da Sanepar, Natálio Stica; e do presidente da Cohapar, Rafael Greca. Pancotti esclareceu detalhes sobre o projeto. “O realinhamento das taxas do Detran nos possibilita a continuidade nos investimentos para a melhoria da segurança nas vias e estradas. Além de estarmos investindo muito para evitar fraudes, tanto nas habilitações quanto na liberação de veículos, investimos na preservação da vida de nossos cidadãos, com ações na área de educação de trânsito, sinalização, fiscalização e na aquisição de equipamentos para a polícia”. Stênio Jacob e Stica detalharam a projeto sobre a participação do Estado nos consórcios intermunicipais de gestão dos resíduos sólidos. “É um projeto autorizatório em que os municípios devem submeter às câmaras de vereadores. A participação da Sanepar se dará exclusivamente na gestão dos aterros sanitários”, disse Jacob. Além de Romanelli e Welter, pela base aliada participaram os deputados Luiz Nishimori (PSDB), Doutor Batista (PMN), Edson Strapasson (PMDB), Mauro Moraes (PMDB), Professor Luizão (PT), Pedro Ivo Ilkv (PT), Bete Pavin (PMDB), Jocelito Canto (PTB), Cleiton Kielse (PMDB), Teruo Kato (PMDB), Dobrandino da Silva (PMDB), Felipe Lucas (PPS), Waldyr Pugliesi (PMDB), Nelson Justus (DEM), Nereu Moura (PMDB), Alexandre Curi (PMDB), Stephanes Júnior (PMDB), Artagão Júnior (PMDB), Tadeu Veneri (PT), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Luciana Rafagnin (PT) e Antônio Anibelli (PMDB).