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Governo Lança Novo Edital Para Obras de Integração da Grande Curitiba 06-12-04

O edital de licitação para a construção de dois terminais de transporte coletivo - um em Roça Grande e outro em Guaraituba, ambos no município de Colombo - e de 11 trechos de vias, parte do Programa de Integração do Transporte Coletivo da RMC- PIT, vai ser lançado novamente ainda este mês. O anterior foi cancelado pelo governo do Estado porque nenhuma das empresas se enquadrou no preço máximo. “O empresário tem que ver que esta é uma oportunidade de investimento. Vamos fazer uma ampla divulgação, inclusive em outros estados brasileiros”, disse o secretário de Estado de Assuntos Metropolitanos Edson Strapasson.A Secretaria de Assuntos Metropolitanos utiliza a tabela do DER para estabelecer os valores no edital de licitação. As obras estão orçadas em R$ 70 milhões e devem levar cerca de um ano para serem executadas. “Temos como parâmetro preços regionais, que comprovam que os valores propostos no edital são os praticados no mercado”, afirmou Strapasson.O secretário acredita ainda que foi a instabilidade econômica que atrapalhou a concretização das propostas. “As empresas, com medo de investir, acabaram apresentando preços muito altos. Só que é melhor neste caso ter bom senso do que ter todo o maquinário parado por falta de obras”, ponderou. A integração do transporte coletivo de Curitiba beneficia mais de 274 mil passageiros metropolitanos por dia em uma rede que conta atualmente com 18 terminais e 197 linhas em funcionamento.Contorno ferroviário – O convênio para a execução das obras do Contorno Ferroviário, numa extensão de 44 quilômetros, desviando o ramal que passa dentro de Curitiba, deve ser assinado ainda este mês com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes (DNIT), do Ministério dos Transportes. “Há um ano o governo do Estado vem manifestando seu interesse nessa questão, que começou de forma errada, com a assinatura de um convênio com o município de Curitiba, quando vários outros municípios estão envolvidos”, disse o secretário. A obra vai custar em torno de R$ 100 milhões, com uma contrapartida do Estado de 20%, e deve levar aproximadamente três anos para ser executada. “Há ainda um longo caminho a ser percorrido até o início da obra. Precisamos realizar uma audiência pública para obter a licença ambiental e precisamos realizar o processo licitatório”, explicou Strapasson. Para amenizar o problema, a Secretaria de Estado de Assuntos Metropolitanos vai propor à empresa que explora a linha férrea, a ALL (América Latina Logística), que melhore a sinalização do trajeto, diminuindo a poluição sonora. “Com cancelas mais modernas, o incômodo que o apito do trem causa para aproximadamente 250 mil habitantes de Curitiba poderá ser reduzido”, disse o secretário.
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