Governo Nega Mínimo Regional Ao Servidor Publico

28/04/2008 19h05 | por
“O mínimo regional de R$ 548,00 criado por Requião e usado para promoção política do governador estranhamente não vale para todos servidores públicos do Paraná”. A afirmação é do deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da Oposição na Assembléia, ao questionar o fato do governo do estado ter usado o rolo compressor da base aliada na Assembléia para impedir a aprovação de emenda ao projeto de lei do reajuste do salário mínimo regional apresentada pela Oposição. A emenda previa que o salário base e o soldo do servidor público civil e militar fosse equiparado ao mínimo regional. “A lei tem que ser igual para todos. Por que só no setor privado é que o piso regional tem que ser praticado?”, questionou Rossoni. O deputado destacou ainda que o soldo dos policiais é sim considerado como o salário base e o valor pago atualmente é bem abaixo do mínimo proposto pelo Governo. “Soldo é salário e isso não se discute. Soldados, cabos, sargentos e subtenentes têm soldos com valores menores que o mínimo. Isso é inadmissível. Tentamos acabar com essa diferença, mas os deputados governistas não permitiram”, disse. Rossoni usou de todas as prerrogativas para tentar convencer os parlamentes para que aprovassem as emendas. “Chegaram a dizer que não poderíamos ter apresentando emenda. Então por que existe deputado?”, indagou. “Estamos usando do nosso poder de legislar, não fazemos mais do que nossa missão de parlamentar”, completou. Chapéu e dicionário O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) voltou a criticar a postura do governo de fazer cortesia com o chapéu alheio. “É fácil o governador dizer que o Paraná terá o maior salário regional do país. Ele só não diz que é o empresário quem irá pagar e que o governo foi contra a equiparação com o servidor público”. O deputado Marcelo Rangel (PPS) em uma consulta ao dicionário on-line Houaiss reforçou a tese defendida pela Oposição de que soldo é sim a base do salário do policial militar. Segundo o dicionário, soldo é “pagamento destinado aos militares, salário do militar”. “Defendemos com razão a emenda apresentada, mas infelizmente a máquina governista foi acionada”, lamentou Rangel. Ao final da votação a emenda foi rejeitada por 29 contra 19 votos.