Governo Pede “força Tarefa da Saúde” Em Ponta Grossa

13/09/2007 15h13 | por
Ao se pronunciar na tribuna da Assembléia Legislativa sobre as questões que afetam a Saúde Pública em Ponta Grossa, o deputado estadual Péricles de Mello (PT) disse que “a comunidade merece um esclarecimento definitivo sobre a expansão dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no município”. Péricles estará à frente de uma “Força Tarefa da Saúde” designada pelo governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), com o objetivo de fazer um levantamento rigoroso sobre o caso. O Superintendente de Gestão de Sistema de Saúde no Estado, Gilberto Berguio Martin, ficou responsável por organizar e acompanhar o processo. O deputado Jocelito Canto (PTB) também fará parte da comissão. Na próxima semana será realizado o primeiro encontro para agendar as visitas ao município e as prioridades da investigação. “Vamos fazer um balanço geral para pontuar as dificuldades e assim oferecer uma saúde melhor à população”, disse Péricles. Gilberto Martin também vai pedir uma audiência com o governador Requião para que se aponte uma solução o mais rápido possível. O deputado ressaltou ainda que o governo do Estado já entregou as UTIs para o Pronto-Socorro Municipal, mas que agora depende exclusivamente do Prefeito inaugurar a ala de terapia intensiva do Hospital. Péricles vem acompanhando desde o início deste ano o processo de instalação de UTIs na cidade, sempre defendendo em plenário que um dos fatores que limitava a expansão de novos leitos era a falta do espaço físico e a conclusão de obras nos hospitais para que tivessem condições de receber os equipamentos. “Com esse levantamento vamos apresentar ao governo estadual um panorama geral do que precisa ser executado com emergência e quais são as pendências para melhorar o atendimento na saúde para a comunidade”, reforça Péricles. O deputado também acompanhou nesta quinta-feira, dia 13, a chegada do vereador de Ponta Grossa, Francisco Valentim Baixinho (PSB) a Curitiba, depois de iniciar uma caminhada em prol da Saúde no município. Baixinho entregou ao secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, uma moção de apelo cobrando a instalação de novas UTIs. “Foi um sacrifício pessoal do vereador Baixinho, um defensor das classes mais pobres de Ponta Grossa”, afirmou.