Grande Expediente destaca empreendedorismo e Dia do Exército Durante o Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (17) foram entregues certificados de Menção Honrosa por iniciativa de dois parlamentares.

17/04/2023 16h39 | por Ana Luzia Mikos
Alvacir Cubas Ribas, empresário da área têxtil da ACR Malhas, em Curitiba.

Alvacir Cubas Ribas, empresário da área têxtil da ACR Malhas, em Curitiba.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Alvacir Cubas Ribas, empresário da área têxtil da ACR Malhas, em Curitiba.

Autoridade militar máxima do Paraná e Santa Catarina, o General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes é o Comandante da 5ª Divisão de Exército Brasileiro.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A semana começou com homenagens na Assembleia Legislativa do Paraná. Durante o Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (17) foram entregues certificados de Menção Honrosa por iniciativa de dois parlamentares.

A primeira, proposta pelo deputado Gilson de Souza (PL,) reconheceu a trajetória de Alvacir Cubas Ribas, empresário da área têxtil da ACR Malhas, em Curitiba.

“Um reconhecimento ao empreendedorismo e disposição em ajudar o próximo. Em 1985 iniciou a revenda de malhas em quilo, na região do Boqueirão. E empresa passou a fabricar o produto em 1993 e, posteriormente, iniciou o trabalho de tinturaria em malha, empregando mais de 70 pessoas. A paixão pelo trabalho movimenta economia e ajuda a impulsionar o desenvolvimento do nosso estado”, citou o parlamentar.

Gilson de Souza destacou ainda a iniciativa do empresário durante a pandemia, com a doação de tecido para a confecção de máscaras de proteção.

“Estamos atraindo não só revendas, mas confeccionista que geram emprego e transformam os tecidos nas roupas. O crescimento alimenta a rede, crescem os funcionários e cresce também a arrecadação do estado. Nosso sucesso é também o sucesso de todos. Movimentamos a economia, geramos emprego, renda e o desenvolvimento”, afirmou Alvacir Cubas Ribas.

“Queremos que o Paraná seja o celeiro do têxtil. Gratidão é a palavra deste momento que a casa dos paranaenses me proporciona. Agradecimento a todo aos parlamentares e especialmente ao deputado Gilson de Souza”, acrescentou o homenageado.

Dia do Exército

Por iniciativa do deputado Denian Couto (PODE), em reverência ao Dia do Exército, comemorado no dia 19 de abril, o homenageado foi o General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes. Autoridade militar máxima do Paraná e Santa Catarina, ele é o Comandante da 5ª Divisão de Exército Brasileiro.

O Dia do Exército celebra a Batalha de Guararapes, em 1648, na qual brasileiros, brancos, negros e índios, unidos pelo sentimento de Pátria, expulsaram de Recife o invasor holandês e criaram as bases de um Exército genuinamente brasileiro.

“A história do Exército quase se confunde com a história do Brasil. E aqui no nosso querido estado do Paraná não foi diferente. Muitas foram as participações do Exército de Caxias em variadas passagens históricas, como o Cerco da Lapa e a Guerra do Contestado. Além do envio de centenas de militares paranaenses para a Segunda Guerra, bem como a participação em uma série de missões humanitárias”, citou Nunes.

“Tenho a convicção de que para nós, militares, e para as senhoras e senhores deputados aqui presentes, o Dia do Exército é uma data a ser comemorada por todo o povo brasileiro como dia de uma instituição que serve a nação e, consequentemente, ao povo. Nesse sentido, não poderia estar no lugar mais adequado para fazermos referência a essa data histórica. Agradeço muitíssimo a oportunidade concedida a mim para dirigir-me aos senhores e as senhoras oferecendo um pleito de gratidão ao Paraná e a sua Assembleia Legislativa. Muito obrigado”, discursou.

O homenageado registra em seu currículo títulos como Especialização em Curso Internacional de Estudos Estratégicos, Especialização em Global Affairs (New York University), Especialização em Pós-graduação em Direito Internacional Humanitário (Argentina), Especialização em MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações (FGV); Mestrado em Planejamento, na Escola de Comando e Estado Maior do Exército, além de dezenas de honrarias.