Guarapuava recebe audiência pública para debater privatização da Copel neste sábado (1º) O evento, que ocorre a partir das 9h, na Câmara de Vereadores do município, é promovido pela Frente Parlamentar das Estatais e das Empresas Públicas.

30/06/2023 10h07 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

A Frente Parlamentar das Estatais e Empresas Públicas, sob a coordenação do deputado Arilson Chiorato (PT), realiza, neste sábado (01), audiência pública para debater a privatização da Copel. A reunião pretende reunir partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais e entidades em Guarapuava para debater a venda da estatal.

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Arilson Chiorato (PT), pontua que o diálogo com diferentes setores da sociedade é importante para ter uma visão mais ampla do processo. “As audiências públicas são essenciais para o verdadeiro debate sobre a Copel, maior empresa pública do Paraná. E, a cada audiência, as mobilizações em favor da Copel crescem, mostrando que a população anseia por serviços de qualidade, por respeito e se interessa, sim, com o que se passa na companhia. O nosso compromisso, como Frente Parlamentar das Estatais e Empresas Públicas, é continuar promovendo o debate por todas as regiões do Paraná” disse.

“A Copel é nossa, é do povo paranaense, que se mobiliza para garantir esse patrimônio permaneça com a sua gente, e não caia, de vez, no mercado de ações, que só visa o lucro. A Copel é muito maior que sua atual gestão administrativa, é uma empresa superavitária, estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Paraná e sairá fortalecida desse processo”, complementa o deputado Chiorato.

O deputado Dr. Anternor (PT), também proponente da audiência, destaca a importância de debater com os paranaenses o processo de venda. “O governador precisa saber que o Paraná é maior que seu mandato de quatro anos. Precisamos alertar a população que querem vender a COPEL e que com a venda da companhia, as tarifas vão ficar mais altas, haverá queda na qualidade do serviço prestado, demissões e perda da capacidade de crescimento do estado. Ou seja, no futuro a população mais uma vez terá de pagar o preço desta venda”, alerta.

Integram a Frente Parlamentar os deputados Goura (PDT), Professor Lemos (PT), Dr. Antenor (PT), Requião Filho (PT), Renato Freitas (PT) e as deputadas Ana Júlia (PT), Cristina Silvestri (PSDB) e Luciana Rafagnin (PT). A audiência pública que é aberta para participação de toda população da região.

As audiências públicas que estão acontecendo em diversos municípios do estado do Paraná resultaram na criação de uma Frente Popular e Democrática em Defesa da Copel Pública, composta pelos mais diversos segmentos sociais, funcionários e ex-funcionários da empresa.

Serviço:

A audiência pública acontece na Câmara de Vereadores de Guarapuava, situada na rua Pedro Alves, 431, Centro, neste sábado, 01 de julho, a partir das 09 horas.