Haicais e aquarelas estarão expostos na Assembleia Legislativa a partir de segunda-feira (3) Lançamento da exposição e também de livros dos artistas expositores acontece às 17 horas, no Espaço Cultural da Alep.

30/06/2017 16h07 | por Sandra C. Pacheco
Exposição "Revelações Poéticas" no Espaço Cultural da Alep.

Exposição "Revelações Poéticas" no Espaço Cultural da Alep.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Exposição "Revelações Poéticas" no Espaço Cultural da Alep.

Por iniciativa do deputado Guto Silva (PSD) a Assembleia Legislativa do Paraná vai sediar a partir de segunda-feira (3) a exposição “Revelações Poéticas”, dos artistas plásticos Alvaro Posselt, Laura Monte Serrat e Roberto Rodrigues, composta por “haiquarelas”, um mix de haicais de Posselt e aquarelas de Rodrigues, além das aquarelas poetizadas de Monte Serrat, reunidas sob o título “Quem procura, acha”. A abertura está prevista para as 17 horas, no Espaço Cultural da Casa, juntamente com a tarde de autógrafos dos livros dos expositores. A mostra permanece até o dia 14 de julho e pode ser visitada no período das 9 às 18 horas.

Os artistas – Alvaro Posselt é professor de Língua Portuguesa e poeta, com cinco livros publicados, dois dos quais, “Tão breve quanto o agora” (2012) e “Kaki” (2015) estarão na tarde de autógrafos. Os outros são ”Um lugar chamado instante” (2013), “Entre arranhões e lambidas – haicais & gatos” (2014), e “Na sopa do sapo”(2016). Tem seus haicais pintados no mural Giz de Aprendiz da Travessa da Lapa, no centro de Curitiba, em embalagens de “Poëse” – um sorvete da franquia Los Paleteros, e no Pacote de Poesia, projeto do SESC Paço da Liberdade. Divulga o haicai através de oficinas em escolas públicas.

Pontagrossense radicado em Curitiba, Roberto Rodrigues descobriu ainda na infância o gosto pelo desenho, vindo a atuar como ilustrador e designer gráfico. É nas artes plásticas, porém, que se expressa melhor. Influenciado pelo Impressionismo e pelo Expressionismo, mescla o estudo de estilos com a prática criteriosa e a experimentação. De 2005 a 2012 morou em Berlim, onde o contato com o expressionismo alemão agregou dramaticidade a suas criações. Em 2010 fez fotografia básica com profissionais independentes da Espanha e da Alemanha.

De volta ao Brasil, venceu o Salão de Inverno de Ponta Grossa em 2014, com a obra Morte Aparente; em 2015, fascinado pelas técnicas de colagem do professor e artista plástico de sua cidade, Sidney Mariano, passou a desenvolver esse estilo. E em 2016 encabeçou o Projeto Intervenção Urbana, um semestre abordando pessoas nas ruas para desenho e pintura ao vivo, que resultou em exposição aberta e gratuita para a comunidade.

Laura Monte Serrat Barbosa, que também autografará dois livros na abertura da exposição, “Saberes e Sentimentos” e “Educação para crianças pequenas”, manifestou muito cedo seu pendor para o desenho e a poesia como veículos para expressar ideias, sonhos e sentimentos. Mas foi somente a partir de 2015 que se propôs a mostrar seu trabalho, e com isso encontrou uma técnica própria. Participou de Exposição de Postais em 2015 e 2016, expôs na Feira do Poeta (2016) e emprestou sua arte, em 2015 e 2016, para capas e ilustrações de livros. Participa também da mostra “Desvendando o Universo de Amelie Poulain” em várias sedes da FNAC. Além de vários livros lançados, tem três obras concorrendo no Luxembourg Prize/2017.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação