NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Hermas Recebe Políticos e Empresários da Polônia
15h54
por Flávia Prazeres
Fonte: DIVULGAÇÃO/ALEP
3 min de leitura
899 visualizações
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 08/03/06Jornalista: Flávia PrazeresHERMAS RECEBE POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS DA POLÔNIAO presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), recebeu nesta quarta-feira (08), um grupo de políticos e empresários da Polônia que em missão polonesa no Brasil, aproveitaram para estreitar os laços do país, localizado no Leste Europeu, com o Estado, dando continuidade aos trabalhos de parcerias e intercâmbio.“É com grande satisfação que recebo os poloneses, imigrantes estes que colaboram para o crescimento e o desenvolvimento do Paraná, em especial no setor educacional e cultural. Pois a cultura polonesa apresenta fortes influências na formação do paranaense, uma vez que o Estado conta com o maior número de descendentes poloneses no Brasil”, afirmou Hermas.Na ocasião, o presidente da Casa assinou uma “Carta de Intenção”, que irá possibilitar uma parceria entre o Paraná e a Polônia, em especial na área cultura e econômica. Além disso, o documento também firma uma ligação entre os Poderes Legislativos do Estado e do país europeu.Hermas ainda falou sobre as riquezas naturais do Paraná: “O Estado é hoje líder em produção de grãos e aves, também conta com um grande número de cabeças de ovinos, algo em torno dos 10 milhões. Além disso, é o gerador de energia para outros estados brasileiros e conta com matéria-prima, infra-estrutura e uma capital que oferece qualidade de vida aos seus moradores”. O presidente registrou ainda a comemoração no Brasil do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta data. E falou sobre a presença das quatro deputadas no parlamento, sublinhando a necessidade do aumento da participação feminina na política.O deputado Ratinho Junior (PPS), responsável pela visita da delegação à Assembléia Legislativa, também agradeceu e interveio para que fosse firmado o convênio entre as distintas nacionalidades. ”Acredito que este seja o primeiro passo para um elo que poderá gerar grandes frutos tanto para o Paraná quanto para a Polônia”, ressaltou.A comitiva permanecerá no Brasil até o próximo dia 13 e deverá visitar a cidade de Foz do Iguaçu, onde serão recebidos pelo deputado Reni Pereira (PSB), um dos representantes da região no Parlamento.A delegação polonesa é composta pelo presidente da Associação da Cultura Polôno- Brasileira, Leonardo Tyszka Neto, pelo vice-presidente da Assembléia Legislativa da Província da Silésia, Pacyniak Szymon, pelo deputado federal da República da Polônia, Duda Jaroslaw, pelo membro da Associação Nacional dos Municípios da Polônia e chefe da delegação, Siwinski Grzegorz, pelo presidente da Associação Nacional dos Municípios da Polônia, ex-deputado e ex-senador, Niewiarowski Ireneusz, entre outros.
Notícias Relacionadas
18:43
Dia do Hospital é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa
Evento foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.
Leia mais
18:41
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
18:17
Projetos sobre administração pública e concessão de espaços avançam na Comissão de Fiscalização
Dois textos recebem parecer favorável na reunião; votação de um terceiro é adiada após pedido de vistas.
Leia mais
18:08
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprova projetos contra violência de gênero e feminicídio
Banco Vermelho e campanha contra o Woollying passam a integrar o calendário estadual de conscienti-zação.
Leia mais