Hospital Regional do Sudoeste Vai Se Chamar "walter Alberto Pecoits"

30/11/2007 10h10 | por Jornalista Thea Tavares / 41 9658-7588 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA DEPUTADA LUCIANA RAFAGNIN
“Prestar essa homenagem é reconhecer a importância do seu trabalho e de uma vida toda dedicada a cuidar da saúde da nossa população”, diz a deputada. “Nada mais justo que batizar essa grande conquista, fruto de décadas de luta da nossa gente, com o nome de Walter Pecoits”, completa. O próprio governador Roberto Requião já manifestou por diversas vezes essa intenção. Embora fosse nascido em Santa Maria, RS, e tivesse iniciado sua carreira política em Erechim, Walter Pecoits foi também deputado estadual no Paraná e foi cassado em abril de 1964, preso e torturado por conta de perseguições políticas. Lutou no movimento da reforma sanitária no Brasil e, enquanto parlamentar, desempenhou importante papel no levante de posseiros e colonos do Sudoeste em 1957.Luciana acompanhou as agendas do governador nesta quinta-feira (29) nos municípios de Ampére, Santa Izabel do Oeste e Dois Vizinhos, da qual participaram também os secretários estaduais Rogério Tissot (Transportes) e Valter Bianchini (Agricultura). Na ocasião, a deputada informou ao governador que daria entrada no projeto de lei que homenageia Walter Pecoits e obteve seu apoio a essa iniciativa. Nas agendas pelo Sudoeste, Requião realizou visitas e informou a população dos municípios visitados sobre programas como o Trator Solidário, Bombeiro Comunitário, Irrigação Noturna e a contratação de mais técnicos para atuarem na assistência técnica e extensão rural, além de convênios firmados com o objetivo de melhorar a atuação desses profissionais nos assentamentos de reforma agrária. Na comunidade rural de Santa Lúcia, em Dois Vizinhos, ele lançou o incentivo à Avicultura Noturna – redução na tarifa de energia elétrica das 21h às 6h para produtores de aves de corte – e o secretário Bianchini falou dos investimentos na produção leiteira da agricultura familiar. Para o Sisclaf – Sistema de Cooperativas de Leite da Agricultura Familiar da Região –, acompanhado do chefe do Deagro/Seab, Almir Gnoatto, Bianchini anunciou o resultado de inúmeras negociações com as organizações da agricultura familiar, este ano, intermediadas pela deputada Luciana: a compra direta de leite das cooperativas de agricultores familiares para o Leite das Crianças e demais programas sociais do governo estadual; o repasse de recursos da contrapartida do estado em parceria com o governo federal, o MST e as entidades da agricultura familiar para a criação da agroindústria de leite em pó; assistência técnica na produção de leite da agricultura familiar do Sudoeste e a destinação de recursos estaduais para ampliação da agroindústria de leite do Sisclaf em Itapejara do Oeste, integrada à plataforma de recebimento de leite construída com recursos do governo federal.Contato: Deputada estadual Luciana Rafagnin - (41) 3350-4087 / 3350-4249 / (46) 3524-0939. E-mail: imprensa@lucianapt.org / Site: www.lucianapt.org.