Hussein Bakri parabeniza Defesa Civil pelo atendimento aos atingidos pelas chuvas no Paraná. Órgão atuou em 45 municípios de todo o Paraná para atender famílias prejudicadas por granizo, vendaval e alagamentos.

11/06/2019 11h55 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputado Hussein Bakri (PSD) com o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Ricardo Silva. Órgão atuou em 45 municípios de todo o Paraná para atender famílias prejudicadas pelas fortes chuvas de maio.Créditos: Euclides Garcia

O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), se reuniu nesta terça-feira (11), com o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Ricardo Silva, para fazer um balanço do atendimento aos atingidos pelas chuvas do final do mês de maio no Paraná. No total, 45 municípios sofreram prejuízos e 70 mil casas foram danificadas.

“Em primeiro lugar, fiz questão de parabenizar o Coronel Ricardo pelo brilhante trabalho da Defesa Civil nesses últimos dias, sobretudo na agilidade em socorrer as famílias atingidas. Além disso, me coloquei à disposição no que eu puder auxiliá-lo para fortalecer ainda mais esse órgão que é fundamental para todo o Estado”, afirmou Hussein Bakri.

No encontro, o Coronel Ricardo explicou que a Defesa Civil levou ajuda humanitária às cidades atingidas por diversas consequências das fortes chuvas, como granizo, vendaval, alagamentos e danos a estradas rurais. Com o auxílio do Corpo de Bombeiros e das prefeituras, foram distribuídas lonas e telhas, além de kits de dormitório (colchão, travesseiro, cobertor e lençol), de higiene (sabonete, paste de dente) e de limpeza (água sanitária, sabão, detergente), e cestas básicas em alguns casos.

“Trouxe todas essas informações ao líder do Governo para que, por meio dele, o Paraná todo possa saber do trabalho da Defesa Civil, que enche de orgulho a todos nós. A Defesa Civil do Paraná é modelo para o Brasil e, inclusive, para o mundo, não deixando em nada a desejar aos países desenvolvidos”, ressaltou o Coronel Ricardo.

Em 2015, por exemplo, o órgão foi premiado no Japão pela Organização das Nações Unidas (ONU) por seu sistema informatizado de gestão de situações de desastres naturais, que permite aos 399 municípios do Estado planejarem e acompanharem os impactos de situações de emergência e desastres, o que reduz as consequências para a população.

Na próxima semana, o deputado Hussein Bakri fará uma visita à sede da Defesa Civil, para conhecer de perto o dia a dia do órgão.