Hussein Bakri quer tornar Cruz Machado a Capital Estadual da Erva-Mate Sombreada
O deputado Hussein Bakri (PSD) quer tornar Cruz Machado a “Capital Estadual da Erva-Mate Sombreada”. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em mais um reconhecimento à importância do produto para todo o Sul do Paraná. Também por proposição do parlamentar, o dia 2 de fevereiro já foi incluído no calendário oficial de eventos do estado como o “Dia do Produtor da Erva-Mate”.
“Essa é uma justa homenagem não só a Cruz Machado, mas a todo o Vale do Iguaçu. Nossa região é a maior produtora de erva-mate sombreada do país e tem uma cadeia produtiva fortíssima e de qualidade mundialmente reconhecida. Além de gerar emprego e renda a quase 100 mil famílias, esse método conserva a floresta nativa e garante a produção de uma forma ecologicamente correta”, destacou Hussein Bakri, que é Líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Atualmente, Cruz Machado produz cerca de 92 mil toneladas de erva-mate sombreada por ano, que abastecem mais de 10 indústrias do ramo. O sombreamento, que garante um sabor diferenciado ao produto, se dá de duas formas: a partir do plantio de outras espécies de árvores na área do cultivo ou efetuando-se o plantio de mudas de erva-mate onde já existem árvores de outras espécies estabelecidas.
Esse reconhecimento simbólico previsto no projeto apresentado é mais um passo de Hussein Bakri na luta para fortalecer a cadeia produtiva da erva-mate. Há dois meses, o parlamentar levou o Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate) a uma reunião no Palácio Iguaçu com o Governador. Na oportunidade, Ratinho Junior lembrou que a erva-mate está presente no brasão do estado e se comprometeu a incentivar o desenvolvimento do cultivo do produto, que, na visão dele, pode ser o propulsor de incentivo ao turismo, geração de emprego e industrialização da cadeia de alimentos na região Sul do Paraná.
Segundo o Líder do Governo, vários dos pontos apresentados ao Governador pelo Cogemate já estão sendo debatidos internamente pelos órgãos competentes dentro do Executivo estadual. A pauta inclui a criação do Arranjo Produtivo Local (APL); de uma zona franca; de leis estaduais de manejo sustentável, que amparem o cultivo do produto em meio à mata nativa; desenvolvimento de pesquisas acadêmicas; marketing institucional em cima do produto; e fomento ao turismo.
Outros dois itens foram encampados pelo próprio Hussein Bakri. A regulamentação do plantio de árvores próximas às linhas de energia elétrica está prevista em um projeto de lei elaborado pelo parlamentar em parceria com a Copel. Pela proposta, que deve ser aprovada nas próximas semanas pela Assembleia, a faixa de segurança mínima deverá ser de 15 metros de cada lado da rede e altura máxima das árvores não poderá ultrapassar 3 metros. Além disso, Bakri está discutindo com a Secretaria de Estado da Educação a inclusão do chá ou suco de erva-mate na merenda escolar.
Notícias Relacionadas
Assembleia homenageia geólogo Everton Souza pelos 40 anos de serviços prestados ao Paraná
Proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), homenagem ao atual secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável ocorre na próxima segunda-feira (15).
Leia maisParlamentares acompanham jogo do Coritiba e debatem PL que atualiza legislação sobre bebidas em estádios
Deputados Anibelli Neto (MDB) e Hussein Bakri (PSD) são recebidos pela diretoria do clube e conhecem estrutura de segurança.
Leia maisAssembleia homenageia os 70 anos do IDR-Paraná em sessão solene
Homenagem ao aniversário da instituição é enaltecida pela presença de deputados, técnicos do setor e representantes de entidades sindicais
Leia mais
Assembleia Legislativa abre Maio Amarelo 2026 acenando para maior empatia no trânsito e com foco na segurança do motociclista
Campanha “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas” reforça a responsabilidade coletiva e promove ações de conscientização para reduzir mortes e sinistros nas vias.
Leia mais