Identificado com sua comunidade, Adelino Ribeiro garante que sua missão na vida pública continua Como figura carismática que fala a língua do povo, o deputado teve sempre destacada atuação nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa.

05/01/2019 15h32 | por Vanderlei Rebelo
Adelino Ribeiro

Adelino RibeiroCréditos:

Adelino Ribeiro

Nos dois mandatos que exerceu por oito anos, o deputado Adelino Ribeiro (PRP) teve intensa atividade parlamentar nas comissões técnicas e em várias comissões de inquérito instaladas na Assembleia Legislativa do Paraná neste período.

Ribeiro foi presidente da Comissão de Educação, presidiu a CPI dos Planos de Saúde e integrou ainda as CPIs do SUS, do Pedágio e da Telefonia. Instaurada por iniciativa de Ribeiro em novembro de 2012 para investigar as denúncias de descumprimento das normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a CPI dos Planos de Saúde aprovou relatório sugerindo uma série de medidas que deveriam ser adotadas pela ANS e pelas operadoras de planos de saúde. Cópias do relatório foram enviadas ao Ministério Público e ao Congresso Nacional.

A seu ver, a CPI “foi fundamental ao promover uma mudança radical no comportamento das empresas operadoras e principalmente no relacionamento com seus clientes no Paraná”.

Já a CPI do Pedágio, da qual Ribeiro foi vice-presidente, deixou claro que os aditivos contratuais obtidos pelas concessionárias trouxeram grande prejuízo para o Estado e para os usuários, segundo ele. “Talvez o principal legado da CPI tenha sido impedir que os contratos fossem renovados à revelia da sociedade, como se pretendia durante um certo período. E contra isso a CPI mobilizou o Parlamento e a sociedade”, afirmou o deputado.

Nascido em Goioerê (Centro-Oeste do Estado) em 1965, Adelino Ribeiro Silva foi o segundo de seis irmãos de uma família de poucos recursos que se radicou em Cascavel, onde foi morar no Morumbi, bairro pobre de uma cidade que registrava então altos índices de crescimento demográfico e econômico.

Ainda adolescente, Ribeiro virou vendedor de bilhetes de loteria para ajudar nas despesas em casa – atividade que exerceria por quase 20 anos – e se tornou líder comunitário numa região carente de infraestrutura social e urbana, o que despertou seu interesse pela política.

Foi eleito vereador em 1996 e reeleito – como o mais votado do município – quatro anos depois. O trabalho em defesa das causas da comunidade se ampliou e foi reconhecido com sua eleição de deputado estadual em 2010, com 30 mil votos.

Marcou seu primeiro mandato como parlamentar voltado às causas da saúde, da educação e da segurança pública, que considerava prioritárias para a região que representa na Assembleia Legislativa – e também as que mais despertavam lembranças dos tempos difíceis de sua infância.

Foi reeleito em 2014 com 42 mil votos e no segundo mandato manteve seu perfil de atuação mais destacada nas comissões permanentes. Sempre soube falar a língua do povo e o lema que adotou em 2018, Simplicidade e Trabalho, parecia traduzir de forma fidedigna seu estilo de atuação. Mas os 38 mil votos que recebeu nas eleições de outubro não foram suficientes para lhe assegurar um terceiro mandato na Assembleia Legislativa. 

Casado, pai de três filhos e já com um primeiro neto, Adelino Ribeiro continua morando no bairro do Morumbi, em Cascavel, depois de mais de 20 anos na vida pública. “Cumpri minha missão com determinação e fiz do meu mandato um instrumento de defesa da sociedade”, diz Ribeiro. Sobre o futuro, sua única certeza é que, com ou sem mandato, continuará defendendo as causas sociais mais genuínas da comunidade.

“Minha missão na vida pública ainda não está encerrada”, afirma ele. “Vou manter o meu trabalho em defesa das comunidades que represento. É meu compromisso com aqueles que me honraram com seus votos”.

Despedida – O deputado Adelino Ribeiro se despediu da Assembleia na sessão de 19 de dezembro, fazendo um balanço de suas atividades, destacando o papel que exerceu nas CPIs, nas comissões permanentes e na Mesa Executiva da Casa. “Saio com as mãos limpas e a consciência tranquila do dever cumprido”, ele afirmou em discurso na tribuna, lembrando sua infância humilde em Cascavel, onde trabalhou inclusive como engraxate.

Ribeiro foi aparteado por vários parlamentares. Nelson Luersen (PDT) destacou sua humildade, empenho e dedicação no exercício do mandato. O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) disse que aprendeu a admirar Ribeiro “ainda antes de conhecê-lo pessoalmente, ao saber de sua trajetória” de líder comunitário em Cascavel.

Anibelli Neto (MDB) declarou que o parlamentar que se despedia de seus colegas “ainda fará muito por Cascavel e também pelo estado do Paraná”. O delegado Recalcatti (PSD) elogiou a trajetória de Adelino Ribeiro, de líder da comunidade em sua cidade a deputado estadual. A deputada Maria Victoria (PP) disse que prezava sua amizade com o parlamentar e que espera seu retorno à Assembleia.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que Ribeiro “sabe dar valor às suas origens”, uma virtude que, a seu ver, enobrece qualquer um. “Vossa excelência deixa uma marca forte no Parlamento”, disse Traiano.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação