Idosos estão no foco de um projeto apresentado por Wilmar Reichembach
Dados do Ministério da Saúde apontam que 70% dos acidentes envolvendo idosos acontecem dentro de casa. E que em 30% dos casos, eles acabam morrendo em função desses acidentes. Com base nesses dados alarmantes, o deputado Wilmar Reichembach (PSC) apresentou um projeto de lei propondo a criação do Programa de Orientação Contra Acidentes Domésticos com Idosos e a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, que, pela proposta, deve acontecer anualmente na primeira semana de junho. Nesse período, devem ser feitos debates e palestras com especialistas em todo o Paraná, coordenadas pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é orientar principalmente os familiares dos idosos, já que eles ficam mais vulneráveis nessa fase da vida.
(Sonora)
Pelo projeto, o Programa deve ter ampla divulgação nos meios de comunicação e nas unidades básicas de saúde do estado, nas casas de repouso, hospitais e outros espaços de convivência comunitária em que são atendidas pessoas idosas.
E Reichembach aproveita para dar algumas dicas simples que podem evitar transtornos para familiares e, claro, para os próprios idosos.
(Sonora)
Além das quedas, é preciso cuidar para evitar que os idosos sofram queimaduras, a ingestão de substâncias tóxicas e fundamental: que o familiar tenha noções de primeiros socorros.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Comissão de Obras Públicas aprova projeto que altera lei que regula o manejo de vegetação nos arredores de torres de transmissão
Mudanças visam aprimorar a legislação e dirimir dúvidas de proprietários rurais e distribuidoras de ener-gia.
Leia maisAssembleia Legislativa aprova incentivo à Economia Azul para impulsionar o litoral paranaense
Projeto busca estimular desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e foi um dos itens votados nas sessões desta terça-feira (2).
Leia maisCCJ confirma parecer do Conselho de Ética pela perda de mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Cabe agora ao Conselho de Ética elaborar um Projeto de Resolução, a ser enviado à Mesa Executiva para inclusão em pauta e votação final pelos deputados em Plenário; votos contrários do deputado Arilson Chiorato (PT) e da deputada Ana Júlia (PT) foram rejeitados pelo colegiado.
Leia mais