Idosos estão no foco de um projeto apresentado por Wilmar Reichembach

10/08/2016 13h26 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

Dados do Ministério da Saúde apontam que 70% dos acidentes envolvendo idosos acontecem dentro de casa. E que em 30% dos casos, eles acabam morrendo em função desses acidentes.  Com base nesses dados alarmantes, o deputado Wilmar Reichembach (PSC) apresentou um projeto de lei propondo a criação do Programa de Orientação Contra Acidentes Domésticos com Idosos  e a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, que, pela proposta, deve acontecer  anualmente na primeira semana de junho. Nesse período, devem ser feitos debates e  palestras  com especialistas em todo o Paraná, coordenadas pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

 De acordo com o parlamentar,  o objetivo é orientar principalmente os familiares dos idosos, já que eles ficam mais vulneráveis nessa fase da vida.

(Sonora)

Pelo projeto, o Programa deve ter ampla divulgação nos meios de comunicação e  nas unidades básicas de saúde do estado, nas casas de repouso, hospitais e outros  espaços de convivência comunitária em que são atendidas pessoas idosas.

  E Reichembach aproveita para dar  algumas dicas simples que podem evitar transtornos para familiares e, claro,  para os próprios idosos.

(Sonora)

  Além das quedas, é preciso cuidar para evitar que os idosos sofram queimaduras, a ingestão de substâncias tóxicas e fundamental: que o familiar tenha  noções de primeiros socorros.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação