Igrejas Ucranianas Reconhecidas Pelo Patrimônio Histórico Nacional

05/11/2007 14h25 | por Claudio Massa / 41 3350-4035 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO FELIPE LUCAS
As igrejas ucranianas Imaculada Conceição, em Antonio Olinto e de São Miguel Arcanjo da Serra do Tigre (a primeira igreja construída pela comunidade ucraniana no Brasil no final do século XIX), no município de Mallet, poderão ser as primeiras igrejas paranaenses a serem tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional. O primeiro passo para esta conquista foi dado nesta segunda-feira (05), com a visita do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Luiz Fernando de Almeida e do superintendente estadual da entidade, José La Pastina Filho. Fizeram parte da comitiva o deputado estadual Felipe Lucas, vice-presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira e o deputado federal Angelo Vanhoni. As duas igrejas já são reconhecidas como parte integrante do patrimônio histórico paranaense.Em Antonio Olinto, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito José Cleomar Machiavelli, pelo chefe de gabinete Vilmar Ricardo Bech e pelo padre Sérgio Chmil, pároco local. Após conhecer a construção, que possui em seu interior excelente conjunto de arte sacra trabalhada em madeira, os dirigentes do IPHAN manifestaram a intenção de iniciar os trabalhos de recuperação estrutural e elétrica da igreja, encaminhando a documentação para consolidar o processo de tombamento. Para Felipe Lucas, é importante para a comunidade manter o prédio restaurado e conservado.Logo depois, a comitiva se deslocou à igreja da Serra do Tigre, construída, no final do século XIX, pela comunidade de imigrantes ucranianos, considerada uma das construções ucranianas mais antigas do Brasil. A construção segue um estilo arquitetônico bizantino, tradicionalmente usado nas igrejas ortodoxas eslavas, possuindo cúpula oitavada de bronze e um campanário externo. No local, os dirigentes foram recepcionados por descendentes ucranianos e poloneses, moradores da localidade e de integrantes do grupo folclórico ucraniano representante da região.À noite, em Irati, acompanhada do prefeito Sérgio Stoklos, da vice-prefeita Marisa Lucas e de outras autoridades locais, a comitiva assistiu a apresentação dos grupos folclóricos Ivan Kupalo (ucraniano) e Dolina (polonês), que emocionaram a todos. Segundo La Pastina Filho, depois dessa visita, os técnicos do instituto vão elaborar um relatório, sugerindo que as Igrejas sejam tombadas nacionalmente. “Seria o reconhecimento da nação pelos bens culturais do nosso estado”, observa. O deputado Felipe Lucas aguarda novas visitas dos dirigentes do IPHAN durante o processo de tombamento.