Implantação da tecnologia 5G é debatida em audiência pública da Assembleia Legislativa

29/09/2021 18h31 | por Trajano Budola
Podcast Audiência pública debateu a implantação do 5G nas cidades do Paraná.

Audiência pública debateu a implantação do 5G nas cidades do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Audiência pública debateu a implantação do 5G nas cidades do Paraná.

Considerada uma revolução nas telecomunicações, a implantação da internet 5G está programada para acontecer em todo o Brasil a partir de julho do ano que vem.

O anúncio foi feito na semana passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que faz no dia 4 de novembro o leilão de escolha das empresas que vão operar a tecnologia em todo país.

Para discutir com prefeitos e vereadores dos municípios paranaenses o que eles precisam fazer para receber estes investimentos, a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu uma audiência pública na tarde desta quarta-feira (29).

Representantes do Ministério das Comunicações, da Anatel e da operadora de telefonia celular Tim, explicaram tecnicamente que os municípios precisam ficar de olho em suas legislações para a instalação de torres e antenas adequadas, com agilidade e sem burocracia.

De acordo com o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), um dos proponentes do encontro, afirmou que os gestores municipais devem ficar atentos, pois os que tiverem legislações enxutas terão prioridade na implantação do 5G.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Para o deputado Tião Medeiros (PTB), presidente da Comissão de Obras, Transportes e Comunicações, os impactos da implantação do 5G serão sentidos por todos os paranaenses.

SONORA TIÃO MEDEIROS

O deputado Emerson Bacil (PSL), que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, destacou que a internet até 100 vezes mais rápida vai desenvolver muito o agronegócio paranaense.

SONORA EMERSON BACIL

A previsão do Ministério das Comunicações é que todos os municípios brasileiros, até as menores localidades, estejam cobertos com a internet 5G até 2030.