Inclusão do Oeste e Sudoeste no traçado da ferrovia Norte-Sul é comemorada na Assembleia
O deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, comemorou nesta segunda-feira (17) a inclusão das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná no novo traçado da ferrovia Norte-Sul, que vai ligar os dois extremos do Brasil. A estatal Valec divulgou no final de semana o mapa definitivo do trajeto da ferrovia, incluindo os municípios de Juranda, Ubiratã, Iguatu, Anahy, Corbélia, Cascavel, Catanduvas, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, São Jorge D'Oeste, São João, Verê, Itapejara D'Oeste, Bom Sucesso do Sul, Renascença e Vitorino.
“A inclusão do Paraná na Ferrovia Norte-Sul é uma grande vitória dos paranaenses e da economia do nosso Estado. O primeiro estudo, divulgado em 2012, havia retirado vários municípios daqui do percurso”, disse Nereu Moura. O deputado lembra que a mudança do traçado ocorreu após cobranças da sociedade organizada e lideranças políticas, junto com a bancada federal do Paraná, no Ministério dos Transportes.
Na avaliação do deputado, quem ganha num primeiro momento com a ferrovia são as empresas e indústrias instaladas ao longo do traçado. “Elas ganham muito em competitividade no cenário nacional e internacional, com a redução dos custos com frete até os grandes centros e ao porto para as exportações”, disse. A ferrovia também irá impactar positivamente no barateamento de insumos agrícolas importados e matérias-primas que chegarão com mais facilidade até as indústrias paranaenses, acredita o parlamentar.
Além do Oeste e Sudoeste, o novo traçado da Ferrovia inclui os municípios de Santo Inácio, Colorado, Nossa Senhora das Graças, Lobato, Santa Fé, Ângulo, Iguaraçu, Maringá, Paiçandu, Floresta, Itambé, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Peabiru, Campo Mourão, Farol, Mamborê, Boa Esperança e Juranda.
Notícias Relacionadas
“É momento de abrir espaço para novas ideias”, diz deputado Nereu Moura
Depois de oito mandatos e 32 anos de Assembleia Legislativa, o parlamentar do MDB deixa a Casa. Ele não se candidatou em 2022.
Leia mais
Deputados Nereu Moura, Elio Rusch, Adelino Ribeiro e Pedro Bazana reassumem mandato na Assembleia Legislativa
Recondução ocorre após decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que manteve cassação do deputado Fernando Francischini (União).
Leia mais
Embate entre famílias do Sudoeste e Consórcio do Baixo Iguaçu volta à pauta em audiência pública
Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (31) e reuniu famílias, MP, Defensoria Pública, lideranças locais e deputados que compõem a Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa.
Leia mais
Projeto que visa estimular tecnologia 5G no Paraná avança na Assembleia
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior aprova proposta que cria Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel.
Leia mais