Os deputados aprovaram em segunda discussão, na sessão plenária desta terça-feira (30), o projeto do deputado Gilberto Ribeiro (PRB)) que prevê que hotéis, pousadas e estabelecimentos que oferecem hospedagem comuniquem aos clientes, assim que eles fizeram a reserva, os valores das taxas cobradas durante a permanência no local, bem como produtos e serviços que o estabelecimento disponibilizar. O motivo é o grande número de reclamações por parte dos hóspedes, que sempre acabam pagando por taxas que não estavam claras no ato da reserva.
Outra proposta aprovada em segunda discussão é da deputada Cláudia Pereira (PSC), que institui a Região Turística Vale do Ivaí. Fazem parte do roteiro os municípios de Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Califórnia, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Lupionópolis, Nova América da Colina, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. O objetivo, segundo a parlamentar, é estimular o ecoturismo, e o turismo religioso nessas cidades, atraindo mais investimentos e, com isso, mais gente para conhecer a região.
Já o projeto do deputado Gílson de Souza (PSC), que prevê que sites do Governo do Estado disponibilizem as fotos, e informações detalhadas sobre crianças e adolescentes desaparecidos para que empresas também possam fazer a divulgação em seus sites, foi aprovado em redação final pelos parlamentares. De acordo com o autor da proposta, foram feitas alterações em uma Lei do ano de 2010, aprovada na Assembleia.
(Sonora)
A lista com essas informações foi criada pelo Sicride, o Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas. E o projeto agora vai para a sanção ou veto do governador Beto Richa (PSDB).
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.