A passagem dos 159 anos da emancipação política do Paraná, comemorada oficialmente em 19 de dezembro, foi registrada nesta quarta-feira (29) em discurso na Assembleia Legislativa, pelo deputado Stephanes Junior (PMDB). Nesta data foi sancionada a Lei Imperial nº 704, que criou o Paraná como província autônoma do Império do Brasil. “Trata-se da data mais significativa de nossa história, embora o 19 de dezembro marque a instalação da província, com a chegada de seu primeiro presidente, Zacarias de Goes e Vasconcelos”, explicou o deputado.
Stephanes lembrou que a data também estava sendo comemorada pela Associação Comercial do Paraná e pelo Comitê Pró-Paraná, reforçando a tese da necessidade de integração do estado, que é defendida desde a sua criação, lembrando que ainda existem dificuldades nas comunicações intra-regionais, especialmente em relação ao Centro expandido paranaense.
O deputado recordou também a polêmica recente em torno da escolha de um traçado para a ligação ferroviária do Oeste com o litoral do Paraná. “Só a integração das regiões componentes de nossa terra conferirá ao Paraná a identidade própria que torna lógica e derivada a projeção federativa no seio da Pátria comum”, acrescentou, destacando a importância de se agradecer o empenho de heróis como Bento Viana, Barão de Antonina, Francisco de Paula Gomes e outros, que se empenharam na luta pela nossa emancipação, até a vitória em 1853.