Isenção fiscal a mastectomizadas agora é Lei no Paraná

18/04/2016 18h04 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB)

Deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB)

Está garantido por Lei, no Paraná, o direito a todas as pessoas que foram submetidas à cirurgia de mastectomia – retirada parcial ou total da mama – a ter isenção fiscal na compra de veículos com direção hidráulica e/ou câmbio automático. De autoria do deputado Bernardo Ribas Carli (PSDB), o projeto convertido na Lei 18.751 foi sancionado pelo governador Beto Richa. A Lei foi publicada no Diário Oficial de 14 de abril de 2016, devendo entrar em vigor 60 dias após a data da publicação.
Assim, passa a ser obrigatório que órgãos da administração pública emitam laudo médico que indique a necessidade especial de veículo com direção hidráulica e/ou câmbio automático para as pessoas mastectomizadas, independentemente do grau de limitação motora. Com isso, haverá automaticamente isenção de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, na compra do veículo.
“A cirurgia de retirada da mama pode comprometer os movimentos dos braços em graus diferentes. Tanto que muitas pessoas precisam fazer tratamentos para recuperar a força e diminuir a dor das costas e do pescoço. É com base nesta realidade e em diversos depoimentos que ouvimos que estamos reforçando este direito a estas pessoas”, explicou Carli. Ele ainda lembrou que, apesar de o Decreto Estadual nº 5.256 ter ampliado a isenção do ICMS para qualquer mastectomizado, em algumas situações clínicas conveniadas não têm concedido laudo, alegando que estas pessoas possuem condições de dirigir carros mecânicos.

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação