José Clementino de Sousa Filho é o novo Cidadão Honorário do Paraná A homenagem foi proposta pelo deputado Ademar Traiano (PSD), em reconhecimento a sua contribuição para indústria paranaense.

23/05/2023 20h22 | por Antônio Dilay
Solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (23), no Plenário da Assembleia Legislativa.

Solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (23), no Plenário da Assembleia Legislativa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (23), no Plenário da Assembleia Legislativa.

O projeto de Lei nº 347/2022 de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), reconhece a trajetória e forte contribuição para o desenvolvimento do setor industrial paranaense ao empresário José Clementino de Sousa Filho, fundador e diretor da empresa Tequaly Soluções Industriais.

A solenidade aconteceu nesta terça-feira (23), no Plenário Deputado Waldemar Daros, em cumprimento a Lei estadual nº 21.264 de 08 de novembro de 2022 (Publicada no Diário Oficial Nº 11296 de 8/11/2022), aprovada por unanimidade por todos os deputados da Casa.

Compuseram a mesa na Sessão Solene, o presidente do Poder Legislativo do estado do Paraná, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD); o primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Alexandre Curi; o homenageado senhor José Clementino de Sousa Filho; a procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Cloara Pinheiro (PSD); o diretor administrativo e financeiro da empresa Tequaly, senhor Maurício Fernandes e o diretor de operações da empresa Tequaly, senhor Christiano Lopes.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD) declarou que “a escolha deste nome é uma homenagem a uma figura vencedora, tem uma história brilhante, de funcionário virou patrão, gera centenas de empregos e tem uma empresa que hoje ganha uma projeção nacional, além do trabalho social que a empresa promove e em razão disso entendemos que é justo prestar esta homenagem”.

O homenageado Senhor José Clementino de Sousa Filho disse que “é um motivo de muito orgulho, me sinto muito honrado. Eu acho que eu planejei tudo na minha vida, menos um dia como esse”. Para aqueles que estão começando a empreender o senhor José aconselhou “a ter coragem, determinação e fé, porque o limite para chagar ao sucesso está na nossa mente, uma vez liberada, nós conseguimos tudo”.

Durante o discurso, o homenageado falou sobre o trabalho realizado por ele na Escola Mercedes Stresser, que atua na Educação Especial. “Cheguei no sucesso enquanto empresário. Mas o meu olhar social, o meu propósito, ainda não tinha sido atendido. Eu olhei e pensei: eu construí tudo, mas ainda faltava alguma coisa. Eu sempre olhei pelo outro. Isso existia dentro de mim. Eu acredito que a riqueza vem com um propósito. Eu já ajusei muitas instituições, mas eu precisava ter mais confiança e segurança. Foi aí que me deparei com um grande desafio, que é (Escola) Mercedes Stresser. Aí eu pude observar que ali tinha significado”, disse Sousa Filho, que ajudou a construir o novo prédio da instituição com 3.861,15 m2 e com capacidade para cerca de 500 alunos.

“Depois dessa homenagem, quero dizer que eu também sou bicho do Paraná”, concluiu o novo cidadão benemérito do estado.

Homenagem dos Irmãos

Em nome de todos os irmãos do Sr. José Clementino, a irmã Rita Maria de Sousa enviou mensagem reconhecendo o carinho e apoio que toda família sempre recebeu:

“Hoje, em meio a todas as dificuldades e desafios que a vida nos apresenta, é importante lembrar daqueles que nos inspiram a nunca desistir, a lutar sempre por nossos sonhos e a nunca deixar de cuidar daqueles que amamos.

José Clementino de Sousa Filho é um desses exemplos de vida que nos fazem acreditar na força da determinação e do amor. De uma família humilde, ele sempre soube valorizar as coisas simples da vida, como as brincadeiras no campo e a convivência com os amigos.

Mas, mesmo diante das adversidades, José nunca perdeu a sua essência. Desde cedo, ele demonstrava características de honradez, estratégia e confiança, traços que permanecem até hoje e que o tornaram um líder nato.

A coragem de nosso irmão já salvou nossas vidas. Dois de nós quase perdemos a vida afogados no rio, não fosse José, que sem medir esforços mergulhou para nos tirar de lá.

Com muito esforço e dedicação, ele conquistou o seu espaço no mundo dos negócios, mas nunca deixou de lado a sua família e os amigos de infância. Pelo contrário, ele sempre esteve presente em suas vidas, oferecendo apoio e carinho em todos os momentos.

José Clementino de Sousa Filho é um exemplo de vida que nos inspira a nunca desistir dos nossos sonhos, a lutar sempre pelo que acreditamos e a valorizar as coisas simples e preciosas da vida, como a família, os amigos e o amor. Que sua história continue a nos emocionar e inspirar por muitos e muitos anos.

Mesmo nós, não estando presentes neste momento tão especial, saiba que seus genitores Maria e José (in memoriam) celebram dizendo: VALEU A PENA”.

Biografia

José Clementino de Sousa Filho nasceu no dia 13 de outubro de 1955 na zona rural de Araçatuba, cidade localizada no Estado de São Paulo. De família humilde de origem nordestina, é o 5º filho de Maria Bertolina e de José Clementino.

Aos 18 anos de idade migrou do interior para a capital, com o objetivo de ter uma vida melhor. Já na cidade de São Paulo começou a trabalhar como ajudante de caminhoneiro em uma distribuidora de combustível. Neste período também começou o curso técnico em mecânica.

Já com uma nova profissão ingressou no ramo metalúrgico, exercendo as atividades de ajustador, ferramenteiro e desenhista projetista. Na crise dos anos 80, sem emprego, José passou a trabalhar como vendedor ambulante, oferecendo roupas e panelas de porta em porta.

Na sequência José voltou ao mercado de trabalho e, após doze anos, em 1995, teve a ideia de fundar uma empresa de inspeção chamada Tequaly, com o slogan “soluções de qualidade”, o que ocorreu em fevereiro de 1996.

No ano de 1998 a Tequaly passou a fabricar equipamentos sob encomenda. Em 2005, além de fabricar, a Tequaly passou a realizar a manutenção e, em seguida, a montagem de equipamentos. Em 2014 o empresário uniu todos estes serviços e criou a Soluções 360º, que atende empresas do início ao fim de um projeto.

Já em 2017, após a aquisição de uma empresa de engenharia, o empresário José Clementino de Sousa Filho passou a trabalhar atendendo todas as necessidades que indústrias de processo necessitam, desta forma, a empresa mudou para um espaço com mais de 100 mil m² de área. Chama atenção o fato de que neste mesmo lugar José Clementino exerceu a atividade de operário, trabalhando no chão de fábrica.

Atualmente a Tequaly passa por um processo de reposicionamento da marca no mercado, com grandes mudanças visuais e verbais, com o objetivo de intensificar ainda mais o trabalho realizado há mais de 26 anos. A empresa possui um quadro de 1.500 colaboradores, todos altamente qualificados nas mais diversas áreas de atuação, que executam suas atividades dentro e fora de um extenso complexo fabril. A empresa paranaense Tequaly atua em dezessete estados do Brasil e dois países da América Latina, além de possuir parcerias estratégicas na Ásia e na América do Norte.

José Clementino de Sousa Filho é atualmente Presidente da Tequaly, empresa considerada hoje como sendo uma das principais fornecedoras do mercado industrial brasileiro. Há mais de vinte anos José Clementino de Sousa Filho preserva cuidadosamente a história industrial da organização e ao mesmo tempo inspira os líderes de diversas gerações a se desenvolverem.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação