José do Carmo Garcia dá nome ao Viaduto Bratislava, em Cambé No dia em que completaria 71 anos, Assembleia Legislativa aprovou homenagem ao ex-prefeito que industrializou a cidade.

11/07/2023 18h26 | por Assessoria Parlamentar

O viaduto fica no quilômetro 163 da BR-369, na interseção da Avenida Brasil com a Estrada Bratislava. No trecho, passam 26 mil veículos por dia, sendo 6 mil veículos pesados.Créditos: AEN-PR

Uma obra que melhorou a vida de todos os cambeenses e de quem transita pela BR-369 acaba de ser batizada com o nome de um dos seus maiores articuladores. O Viaduto Bratislava passa a se chamar Viaduto José do Carmo Garcia, em homenagem ao ex-prefeito de Cambé, falecido no dia 06/06/2023.

Dois projetos de lei foram apresentados na Assembleia Legislativa do Paraná para a denominação. O primeiro, de número 503/2023, foi assinado pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD). O segundo, de número 512/2023, encaminhado pelo Governo do Estado. Por terem o mesmo teor, as duas propostas tramitaram em conjunto e, assim, foram aprovadas em plenário nesta terça-feira, 11 de julho, dia em que Zé do Carmo completaria 71 anos de idade.

Visionário

Como lembra Tiago Amaral, que preside a Comissão de Constituição e Justiça, “Zé do Carmo é responsável por um dos movimentos mais importantes de todas as cidades do Paraná, não só de Cambé, que é o movimento de industrialização”.

Para o parlamentar, Zé do Carmo foi um visionário: “Na década de 80, ele focou na geração de empregos de qualidade e transformou a cidade de Cambé no que ela é hoje, uma potência industrial. Cambé dá exemplos graças àquilo que ele construiu”, ressalta Tiago Amaral.

Na mensagem que encaminhou à Assembleia, junto ao projeto 512, o governador Ratinho Junior reconheceu o legado de Zé do Carmo. “O seu dinamismo, poder de articulação e diálogo permanente com a comunidade revolucionaram a administração de Cambé. São conquistas históricas nas áreas da saúde, educação, planejamento, lazer, cultura, esporte e, em especial, da industrialização, na qual figurou como referência estadual na geração de emprego e renda”, justificou Ratinho Junior.

Liderança

A luta de Zé do Carmo por Cambé foi também uma luta por todos os municípios do Paraná e do Brasil. Tanto que ele presidiu a Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e a Femupar (Federação das Associações dos Municípios do Paraná). E em 2005, tornou-se líder nacional dos prefeitos, ao assumir a presidência da ABM (Associação Brasileira dos Municípios).

Viaduto

O deputado Tiago Amaral recorda que o Viaduto Bratislava começou a sair do papel quando José do Carmo Garcia tomou posse para o quarto e último mandato como prefeito de Cambé, em 2017. “O Viaduto Bratislava foi uma luta travada por ele na prefeitura e por mim na Assembleia. Trabalhamos unidos na Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, para obter recursos do Governo do Estado e realizar a obra. E conseguimos essa conquista junto ao nosso governador Ratinho Junior”.

O viaduto fica no quilômetro 163 da BR-369, na interseção da Avenida Brasil com a Estrada Bratislava. No trecho, passam 26 mil veículos por dia, sendo 6 mil veículos pesados. Liberada para o tráfego em junho de 2022, a obra eliminou o gargalo viário que causava congestionamentos e acidentes, garantindo mais segurança para os moradores e para quem transita pela via, que é também a rota principal entre Londrina e Maringá. A próxima luta, que está em andamento, é a construção do Viaduto Esperança, também na BR-369, outro ponto de engarrafamento.

Tiago Amaral acredita que a denominação é muito simbólica e emblemática: “O viaduto não poderia ter outro nome. José do Carmo Garcia é o nome mais adequado que, com certeza, a gente poderia ter. E eu fico muito honrado de ter apresentado esse projeto”, declara o presidente da CCJ da Alep. Tiago Amaral convidou todos os parlamentares que quisessem para também assinar o projeto. Assim, Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Delegado Jacovós (PL) se tornaram coautores da proposta.

“Zé do Carmo, eterno nos nossos corações”

Falando para encaminhar a votação do projeto, durante a sessão, o deputado Tiago Amaral expressou seu sentimento: “Eu fico com o coração cheio de emoção e tristeza, por ter que fazer essa homenagem. Se estamos fazendo isso, é porque Zé do Carmo infelizmente nos deixou de uma forma inesperada. Mas quis o destino que o projeto viesse para votação aqui justamente hoje, dia do aniversário dele. Não foi obra de minha autoria ou do presidente Ademar Traiano. Foi uma obra do destino, de Deus”.

Além do legado como gestor público que Zé do Carmo deixou, fica a memória de alguém que foi e continuará sendo inspiração: “Meu pai e ele são as duas figuras que mais me influenciam e me influenciaram ao longo da minha caminhada”, explica o deputado estadual Tiago Amaral.

E completa: “Zé do Carmo foi um gigante, um homem público de caráter, o professor de todos nós na política. Ele moldou uma geração de políticos de toda a nossa região e do Estado. A amizade, o carinho e a parceria vêm de muito, muito tempo. O nome dele agora ficará gravado na placa do viaduto, mas já era eterno em nossos corações”, define Tiago Amaral.