José Hidalgo Neto, o Capitão Hidalgo, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná Proposição do deputado Douglas Fabrício (CDN) homenageou a carreira de 16 anos como atleta e de 48 anos na comunicação esportiva do ex-craque do Coritiba.

21/03/2023 19h21 | por Antônio Dilay
A homenagem estava prevista na Lei Estadual nº 21.254/2022 (Publicada no Diário Oficial nº. 11295 de 7 de novembro de 2022).

A homenagem estava prevista na Lei Estadual nº 21.254/2022 (Publicada no Diário Oficial nº. 11295 de 7 de novembro de 2022).Créditos: Valdir Amaral/Alep

A homenagem estava prevista na Lei Estadual nº 21.254/2022 (Publicada no Diário Oficial nº. 11295 de 7 de novembro de 2022).

A sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a José Hidalgo Neto, o Capitão Hidalgo, aconteceu na noite desta terça-feira (21), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A homenagem estava prevista na Lei Estadual nº 21.254/2022 (Publicada no Diário Oficial nº. 11295 de 7 de novembro de 2022).

A proposta do deputado Douglas Fabrício (CDN) foi aprovada em novembro de 2022, mas em virtude de agenda do homenageado a condecoração só pôde ser concretizada neste início de 2023.

O deputado Douglas Fabrício (CDN) justificou a importância do título. “O Capitão Hidalgo foi um jogador extraordinário e esse título vem para reconhecer a história dele, tanto como atleta, comentarista, comunicador, e hoje, inclusive, temos uma feliz coincidência, que no dia de hoje o Coritiba comemora os 50 anos do título do Torneio do Povo, uma época em que o futebol aqui no Brasil era repleto de craques. E pelo Coritiba foi o capitão de uma geração vitoriosa, levando o nome do Paraná para todo o país”, destacou.

O homenageado, Capitão Hidalgo, disse que “é com imensa satisfação e profundo agradecimento aos deputados e deputadas pela amabilidade em me conceder o nobre título de benemérito do estado, em especial ao deputado Douglas Fabrício, autor desse projeto, minha eterna gratidão. Agradeço também aos companheiros de futebol nos meus 16 anos de atividade, como também aos extraordinários profissionais que tive a honra de conhecer, nesses 48 anos de comunicação esportiva”, concluiu.

O plenário da Assembleia Legislativa estava composto de familiares e amigos do homenageado desde os tempos de futebol, mas especialmente nos tempos da crônica esportiva. A Sessão Solene contou também, com a presença do deputado Anibelli Neto (MDB).

A mesa ficou composta pelo desembargador Antônio Loyola Vieira; vereador de Curitiba, Tico Kusma; o ex-governador Orlando Pessuti; o diretor presidente da Paraná Esportes, Walmir da Silva Matos; o ex-deputado federal Rubens Bueno; o ex-deputado estadual e radialista José Domingos; e o ex-jogador Cláudio Marques, além do homenageado e do deputado presidente da Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadania Honorária do Estado do Paraná em sua homenagem, deputado Douglas Fabrício (CDN).

Carreira

Nascido em São Paulo, José Hidalgo Neto chegou ao Coritiba na década de 70 e se tornou um dos principais jogadores da história do clube. Jogando no meio campo, Hidalgo se tornou capitão e referência do time que conquistou o pentacampeonato paranaense (71, 72, 73, 74 e 75). Também foi campeão da Fita Azul (72) e do torneio do Povo (73).

Em 75, deixou os gramados para iniciar outra carreira vitoriosa, a de comentarista esportivo. Ao longo de quase 40 anos, Capitão Hidalgo tornou-se um dos principais nomes da crônica esportiva do Paraná, trabalhando em rádio e televisão, se transformando em referência para milhares de ouvintes.

O líder do prefeito de Curitiba na Câmara Municipal, vereador Tico Kusma, prestigiou o evento e disse que “é muito oportuna a homenagem e por isso gostaria de parabenizar o deputado Douglas Fabrício pela iniciativa e por poder reconhecer o Capitão Hidalgo aqui no estado do Paraná, pela importância que ele foi para o futebol e para a comunicação e principalmente para o esporte brasileiro”.

Biografia

Nascido no dia 03 de novembro de 1943 em São Paulo, no bairro da Mooca, casado com Clelia Ferreira Hidalgo, pai de Cleber e Clécio. Têm três netos, Kadu, Bruno e Carolina e um bisneto, Tom.

José Hidalgo Neto, mais conhecido como Capitão Hidalgo, iniciou sua carreira como jogador pelo Clube Atlético Juventus. Entre 1960 e 1965, defendeu as cores do tradicional clube da Rua Javari. Foi considerado a revelação do futebol paulista em 1964, ano em que chegou a ser convocado para a seleção paulista.

Em 1966, mudou-se para o interior de São Paulo, ao ser contratado pelo XV de Novembro de Piracicaba. No ano seguinte, entrou para a história do clube, depois de conquistar o título de acesso à divisão principal do Estado. A pedido do técnico Filpo Nuñez transferiu-se para o Coritiba Football Club, em 1970, onde fez sua história no clube.

Carreira de comentarista

Em 1975, abandonou definitivamente os gramados, encerrando a carreira de atleta profissional. Ainda nesse ano, trocou a bola pelo microfone, tornando-se, desde então, o principal comentarista do rádio esportivo paranaense. Já cruzou a linha do Equador uma centena de vezes, para transmitir ao Brasil os maiores eventos do circuito esportivo, como a despedida do Pelé em New Jersey, oito Copas do Mundo e dois anos de Fórmula 1 (1987 e 1991).

O presidente da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos), Artur Eugênio Mathias, elogiou a atitude do Deputado Douglas Fabrício na homenagem ao Capitão Hidalgo. “O Hidalgo é uma lenda, não apenas pelo grande atleta profissional que foi, e, principalmente, como cronista esportivo. Hidalgo é o exemplo do ex-jogador que se preparou para atuar na imprensa esportiva, sendo um dos maiores analistas que temos em nossa crônica brasileira”, comenta Eugênio Mathias, enfatizando ser fã do trabalho do “Capitão Hidalgo” de muito tempo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação