Justiça Federal garante os interesses das concessionárias de pedágio
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) criticou, nesta quinta-feira (13) durante audiência pública da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, as recentes decisões da Justiça Federal que mantiveram os aumentos nas tarifas das concessionárias Viapar, Rodonorte, Econorte e Ecovias. Os reajustes anuais haviam sido negados em dezembro do ano passado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) e foram autorizados por liminares.
“Infelizmente a Justiça Federal sempre dá ganho de causa às concessionárias. O Paraná sofre há duas décadas com tarifas extorsivas, enquanto as concessionárias garantem altos lucros e não realizam as obras”, disse Romanelli.
Ao ter o reajuste anual negado pela Agepar, por erros nos cálculos das planilhas, as concessionárias alegaram à Justiça que a não aplicação acarretaria prejuízos milionários e comprometimento dos serviços.
A Justiça concedeu as liminares e vem negando recursos apresentados pela Agência Reguladora. Nesta semana, manteve o reajuste da Viapar, concessionária da região Noroeste, e autorizou o aumento na Ecovia, que liga Curitiba ao Litoral.
“É um absurdo, cálculos da Agepar e do DER apontam que as seis concessionárias faturaram R$ 10 bilhões a mais nesses anos”, pontuou Romanelli.
O valor citado pelo deputado representa 22,5 % do total faturado nas 27 praças de pedágio nos últimos 23 anos (R$ 44 bilhões).
Notícias Relacionadas
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destaca papel da UENP no desenvolvimento do Norte Pioneiro
Leia mais
Assembleia aprova projeto que denomina Viaduto da PUC, em Londrina, como Papa Francisco e proposta segue para sanção
Leia mais
Deputado Romanelli (PSD) alerta para prejuízos a motoristas e defende revisão do modelo de pedágio eletrônico implantado no estado
Leia mais
MP-PR investiga sistema de pedágio free flow no Paraná
Leia mais