Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Justiça Federal garante os interesses das concessionárias de pedágio

Justiça Federal garante os interesses das concessionárias de pedágio.
Justiça Federal garante os interesses das concessionárias de pedágio. Créditos: Geraldo Bubniak/AEN

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) criticou, nesta quinta-feira (13) durante audiência pública da Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, as recentes decisões da Justiça Federal que mantiveram os aumentos nas tarifas das concessionárias Viapar, Rodonorte, Econorte e Ecovias. Os reajustes anuais haviam sido negados em dezembro do ano passado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) e foram autorizados por liminares.

“Infelizmente a Justiça Federal sempre dá ganho de causa às concessionárias. O Paraná sofre há duas décadas com tarifas extorsivas, enquanto as concessionárias garantem altos lucros e não realizam as obras”, disse Romanelli.

Ao ter o reajuste anual negado pela Agepar, por erros nos cálculos das planilhas, as concessionárias alegaram à Justiça que a não aplicação acarretaria prejuízos milionários e comprometimento dos serviços.

A Justiça concedeu as liminares e vem negando recursos apresentados pela Agência Reguladora. Nesta semana, manteve o reajuste da Viapar, concessionária da região Noroeste, e autorizou o aumento na Ecovia, que liga Curitiba ao Litoral.

“É um absurdo, cálculos da Agepar e do DER apontam que as seis concessionárias faturaram R$ 10 bilhões a mais nesses anos”, pontuou Romanelli.

O valor citado pelo deputado representa 22,5 % do total faturado nas 27 praças de pedágio nos últimos 23 anos (R$ 44 bilhões).  

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação