Nunca se levou tão ao pé da letra a expressão "Justiça seja feita". E esse é o desejo do Ministério Público ao integrar o cidadão ao Poder Público. E a Assembleia Legislativa contribui com essa aproximação levando ao ar o programa “Espaço da Cidadania”.
Nesta semana, a convidada é a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Sâmia Bonavides, que conversou com a jornalista Jordana Martinez sobre o papel do Ministério Público no século XXI, que é tirar promotores e juízes dos gabinetes e fazer com que eles se aproximem da população.
Para Sâmia, é a justiça buscando trabalhar com técnicas diferentes das tradicionais dando protagonismo a quem está envolvido no conflito, Caso da Justiça Restaurativa. Por meio de uma equipe multidisciplinar formada, além dos promotores e juízes, por psicólogos, assistentes sociais, que tentem resolver o conflito pelo diálogo sem recorrer às últimas instâncias.
(sonora)
Quer saber como ter acesso á justiça de forma mais simples? Se o seu problema tem a ver com Direito de Família, principalmente, você não poder perder essa conversa.
O Programa Espaço da Cidadania vai ao ar às sextas-feiras, às nove e meia da noite (21h) e aos domingos à uma da tarde (13h) na TV Assembleia, Canal 16 da Net. Ou se você não tem a operadora, basta acessar o site www.alep.pr.gov.br/tvassembleia.