Justiça Tira Site de Doático do Ar Mais Uma Vez

19/02/2008 15h39 | por
O assessor especial do governador Roberto Requião, Doático Santos, acaba de sofrer mais uma derrota na Justiça. Nova decisão judicial o obriga a tirar do ar matérias de cunho político de um site, clone de outro, hospedado em endereço oficial, já interditado a matérias políticas por ordem da Justiça. Até o final de 2007 Doático, que mantinha um site oficial, hospedado no portal do governo do Paraná, denominado “assuntos de Curitiba”, onde, em meio a símbolos oficiais se dedicava a fazer divulgação de matérias de cunho político. A Justiça foi mobilizada por uma ação popular proposta pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da Oposição na Assembléia. A ação obteve liminar determinando que fossem retiradas do ar todas as matérias que não versassem sobre a cidade de Curitiba e sua relação com o estado sob pena de multa de R$ 5 mil diários. A resposta de Doático foi a criação de um site “clone” com o mesmo nome e os mesmos símbolos oficiais, mas fora do portal do Estado do Paraná, com o objetivo evidente de burlar a decisão judicial. Os advogados Luis Fernando Pereira e Gustavo Guedes peticionaram contra esse artifício primário. “Embora fora do portal do Estado do Paraná na internet não se pode admitir a utilização do mesmo nome e do mesmo logotipo para veiculação de matérias estranhas a finalidade do órgão público”, disse o juiz. O juiz entendeu que o objetivo do novo site era fraudar a decisão judicial e estendeu os efeitos da primeira decisão – inclusive a multa diária de R$ 5 mil - ao novo site. Com isso, Doático está impedido de veicular matéria de conteúdo político-partidário no site como fez na edição desta terça-feira (17) quando entoa loas à pré-candidatura do reitor Carlos Moreira à prefeitura de Curitiba.