Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Legislativo Entrega Prêmio Qualidade de Vida Ambiental a Professores Paranaenses

Créditos: Nádia Fontana - Foto: Nani Gois
A Assembleia Legislativa homenageou hoje (8), durante a sessão ordinária, os professores Flávio Zanette, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Arnaldo Carlos Muller, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), com o prêmio “Qualidade de Vida Ambiental do Paraná”, por se destacarem na promoção de ações em defesa do meio ambiente. “Sou oriundo de uma região – o município de Bituruna – que preserva uma das mais importantes áreas de Araucárias. É a que mais preserva o pinheiro no Paraná”, declarou o presidente Valdir Rossoni (PSDB), ao manifestar seu orgulho por presidir a solenidade, fazendo referência aos trabalhos de preservação do pinheiro desenvolvidos pelos pesquisadores.
De acordo com o professor Flávio Zanette, que já publicou mais de 20 livros e 100 artigos científicos sobre as espécies nativas das matas do estado, com destaque para os trabalhos sobre a Araucária, “é uma honra testemunhar a sensibilidade do Legislativo para com as questões importantes para o Paraná”. Zanette fez questão de mostrar durante a solenidade uma grande pinha que recebeu de um catarinense de 91 anos, residente em Lages. “Essa é mais uma mostra de que com a utilização de boas técnicas podemos desenvolver excelentes pinheiros”, comentou.
Também o professor Arnaldo Carlos Muller, fundador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável, uma ONG que abriga o Projeto Grimpa, ao agradecer a homenagem, enfatizou a importância da atuação do Legislativo, “que aprova as leis que definem o futuro do meio ambiente”. “Os aspectos econômicos e sociais do meio ambiente serão resgatados através das leis que estão tramitando na Assembleia”, frisou Muller.
Homenageados – Também serão agraciados, em data a ser definida pela Mesa Executiva, com o prêmio “Qualidade de Vida Ambiental do Paraná”, o Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, com homenagem a Jorge Samek, diretor-geral da Itaipu Binacional; a Nelton Friedrich, diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu; e Odacir Fiorentin, gerente executivo do programa Cultivando Água Boa.
O prêmio “Qualidade de Vida Ambiental do Paraná” foi instituído através do Projeto de Resolução nº 20/10 do deputado Elton Welter (PT), e deve ser entregue, anualmente, na Semana do Meio Ambiente. Segundo Welter, a premiação é uma homenagem aos autores de ações e projetos que contribuem para a preservação da natureza e tornem o território paranaense mais sustentável. Ele explicou que a honraria será concedida por indicação dos deputados a pessoas, empresas ou entidades que tenham se destacado na preservação ambiental, e a escolha será feita pelos membros da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia: “Queremos destacar e premiar as boas práticas ambientais, notadamente quanto ao ar, água, fauna e flora, educação ambiental, resíduos, eficiência energética e ecoturismo, ação de comunicação social ou campanha publicitária sobre meio ambiente. É uma maneira de contribuir para que o trabalho dos ambientalistas, professores, acadêmicos, autoridades ou empresários receba o reconhecimento público e sirva de exemplo”, acrescentou Welter.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação