NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Legislativo presta homenagem aos trabalhadores paranaenses
14h35
por Nádia Fontana
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4049/4188
3 min de leitura
1.299 visualizações
Uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador foi realizada na noite de quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa, quando trabalhadores dos mais diversos setores e regiões do Paraná receberam diplomas de honra ao mérito por serem destaques em suas áreas de atuação. A solenidade aconteceu por proposição da deputada Rose Litro (PSDB), com apoio da Fundação Força Trabalhista do Paraná (FOTRAPAR) e da União das Associações de Empregados das Cidades Industriais do Paraná (UNAECIC), na data em que se comemora o Dia do Sindicalista do Estado do Paraná.
Para a deputada Rose Litro, a honraria, que já está em sua 18ª edição, é simbólica e assinala, ainda que modestamente, a importância dos trabalhadores e das instituições homenageadas. “Se pensarmos em cada uma das profissões separadamente veremos a importância de cada uma delas e sua fundamental necessidade na cadeia de elos que formam a corrente de desenvolvimento do mundo”, acrescentou.
Segundo o professor Walter César, que preside a FOTRAPAR e a UNAECIC, esses momentos de homenagem são especiais porque representam a oportunidade de reconhecer mais uma vez a luta dos trabalhadores. Ele lembrou que a solenidade integra um calendário de celebrações que as duas entidades realizam no estado. Para Walter César, a instituição do Dia do Sindicalista é também uma demonstração da sensibilidade do Parlamento, que aprovou a lei, e do Poder Executivo, que a sancionou. “O Paraná é o primeiro estado brasileiro a instituir essa data”, sublinhou.
A homenageada Joelma Aparecida Souza Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Saúde, falou durante a solenidade em nome das mulheres, destacando a luta das trabalhadoras para conquistar espaço no mercado. Em nome dos trabalhadores, usou da palavra durante a sessão solene Carlos Ardesonne Xavier, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Jornais e Revistas e de Empregados em Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná. Xavier fez um breve relato da história das conquistas e das lutas dos trabalhadores no mundo.
Por outro lado, em seu pronunciamento, a deputada Rose Litro lembrou que no ano passado ocorreu na Casa de Leis uma homenagem semelhante. “Naquela ocasião eu disse e quero repetir aqui hoje: ‘Se fossemos mensurar o merecimento dos homenageados nesta data, vocês não seriam homenageados, pois seu trabalho, sua dedicação, tudo o que vocês têm construído no seu dia a dia não tem preço. O grande valor das ações de cada um de vocês não cabe nesta singela, mas verdadeira homenagem, que hoje lhes prestamos’”, acrescentou.
Sindicalista – A instituição do Dia do Sindicalista do Estado do Paraná é resultado de um projeto de lei apresentado pela deputada Rose Litro, que foi aprovado no ano passado pela Assembleia Legislativa, e sancionado pelo governador Beto Richa. Convertido em Lei, tomou o nº 16.932 (em 19 de outubro de 2011).
Já o Dia do Trabalhador é celebrado universalmente no dia 1º de maio. Registros mostram que a história em torno da data remonta ao ano de 1886 quando, na industrializada cidade de Chicago (EUA), milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Relatos revelam ainda que no Brasil a data é celebrada desde o ano de 1895. Entretanto, somente no governo do presidente Artur Bernardes, em setembro de 1925, esta data tornou-se oficial.
Para a deputada Rose Litro, a honraria, que já está em sua 18ª edição, é simbólica e assinala, ainda que modestamente, a importância dos trabalhadores e das instituições homenageadas. “Se pensarmos em cada uma das profissões separadamente veremos a importância de cada uma delas e sua fundamental necessidade na cadeia de elos que formam a corrente de desenvolvimento do mundo”, acrescentou.
Segundo o professor Walter César, que preside a FOTRAPAR e a UNAECIC, esses momentos de homenagem são especiais porque representam a oportunidade de reconhecer mais uma vez a luta dos trabalhadores. Ele lembrou que a solenidade integra um calendário de celebrações que as duas entidades realizam no estado. Para Walter César, a instituição do Dia do Sindicalista é também uma demonstração da sensibilidade do Parlamento, que aprovou a lei, e do Poder Executivo, que a sancionou. “O Paraná é o primeiro estado brasileiro a instituir essa data”, sublinhou.
A homenageada Joelma Aparecida Souza Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Saúde, falou durante a solenidade em nome das mulheres, destacando a luta das trabalhadoras para conquistar espaço no mercado. Em nome dos trabalhadores, usou da palavra durante a sessão solene Carlos Ardesonne Xavier, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Jornais e Revistas e de Empregados em Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná. Xavier fez um breve relato da história das conquistas e das lutas dos trabalhadores no mundo.
Por outro lado, em seu pronunciamento, a deputada Rose Litro lembrou que no ano passado ocorreu na Casa de Leis uma homenagem semelhante. “Naquela ocasião eu disse e quero repetir aqui hoje: ‘Se fossemos mensurar o merecimento dos homenageados nesta data, vocês não seriam homenageados, pois seu trabalho, sua dedicação, tudo o que vocês têm construído no seu dia a dia não tem preço. O grande valor das ações de cada um de vocês não cabe nesta singela, mas verdadeira homenagem, que hoje lhes prestamos’”, acrescentou.
Sindicalista – A instituição do Dia do Sindicalista do Estado do Paraná é resultado de um projeto de lei apresentado pela deputada Rose Litro, que foi aprovado no ano passado pela Assembleia Legislativa, e sancionado pelo governador Beto Richa. Convertido em Lei, tomou o nº 16.932 (em 19 de outubro de 2011).
Já o Dia do Trabalhador é celebrado universalmente no dia 1º de maio. Registros mostram que a história em torno da data remonta ao ano de 1886 quando, na industrializada cidade de Chicago (EUA), milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Relatos revelam ainda que no Brasil a data é celebrada desde o ano de 1895. Entretanto, somente no governo do presidente Artur Bernardes, em setembro de 1925, esta data tornou-se oficial.
Notícias Relacionadas
09:12
Antonio Carlos Valezi, referência em cirurgia bariátrica, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná na próxima quinta-feira (25)
Médico e professor da UEL é reconhecido por sua atuação na área da cirurgia digestiva e pela formação de novos especialistas.
Leia mais
16:06
Assembleia Legislativa reconhece trajetória de quatro décadas do geólogo Everton Souza a serviço do Paraná
Proposta por Hussein Bakri (PSD), a homenagem destaca a contribuição do secretário de Estado do De-senvolvimento Sustentável para a economia e o meio ambiente.
Leia mais
10:22
Assembleia homenageia geólogo Everton Souza pelos 40 anos de serviços prestados ao Paraná
Proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), homenagem ao atual secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável ocorre na próxima segunda-feira (15).
Leia mais
10:55
Assembleia Legislativa aprova homenagem a Darcy Ioris em viaduto de Palotina
De autoria do deputado Marcio Pacheco (Republicanos), PL nº 261/2026 foi aprovado em turno único.
Leia mais