Legislativo Realiza Solenidade Pelos 318 Anos de Curitiba

28/03/2011 19h28 | por Nádia Fontana
A Assembleia Legislativa promoveu uma solenidade nesta segunda-feira (28), no Plenário do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, em comemoração pelos 318 anos de fundação da cidade de Curitiba. A homenagem, realizada logo após o término da sessão ordinária, atendeu a uma proposição do deputado Ney Leprevost (PP) e teve ainda como objetivo reconhecer 220 personalidades como destaque em sua área de atuação.
“Este é um momento muito especial. É a primeira sessão solene que presido nesta Casa de Leis, num momento em que todos os paranaenses devem estar percebendo a luta que estamos travando para colocar o Parlamento paranaense no devido lugar”, afirmou o presidente Valdir Rossoni (PSDB), ao saudar os homenageados. Rossoni destacou que o Legislativo deve ser um exemplo aos cidadãos do Estado. “Estou honrado em estar aqui, em presidir esta sessão que comemora o aniversário de Curitiba, uma cidade que tanto orgulha cada um de nós”, acrescentou.
Já o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, fez questão de revelar sua paixão pela Capital do Estado: “O que mais me deixa realizado é poder percorrer os bairros da cidade, entregar obras que melhorem as condições de vida de nossos cidadãos. Sou apaixonado por Curitiba”, frisou. Ducci fez também um amplo relato das inaugurações que estão acontecendo neste momento e das obras planejadas para os próximos meses: “É um momento em que a família curitibana está ganhando o novo Ligeirão azul e uma série de avanços estão sendo implementados”, completou. O prefeito lembrou que as comemorações do aniversário da cidade começaram no início do mês, com a entrega de novos equipamentos, início de obras e lançamento de programas, como o de despoluição de rios e criação de dois parques.
De acordo com o deputado Ney Leprevost, “Curitiba teve a felicidade de contar, ao longo dos anos, com grandes prefeitos, como Ney Braga, Saul Raiz, Maurício Fruet, Beto Richa e Jaime Lerner. Este, com sua visão vanguardista – de arquiteto e urbanista – transformou a Capital”. O parlamentar elogiou ainda os funcionários municipais, dizendo que “são exemplos para todo o país”.
Solenidade – Durante a sessão solene os homenageados receberam um diploma assinado pelo presidente Valdir Rossoni, como reconhecimento pelas suas contribuições para o desenvolvimento de Curitiba. Entre os 220 homenageados estiveram o líder comunitário João Pereira, a empresária Flora Madalosso Bertoli e a funcionária pública Veridiana Maranho. Participaram também da solenidade Rui Hara, coordenador da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) – representando o Governador Beto Richa; os deputados Jonas Guimarães (PMDB), Cantora Mara Lima (PSDB) e Rasca Rodrigues (PV).