Lei aprovada na Assembleia que garante o direito a mamografia pela rede pública de saúde já beneficiou mais de 2 milhões de mulheres
A legislação é de autoria do deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.
A lei que garante a mamografia através da rede pública de saúde para todas as mulheres no Estado do Paraná, de autoria do deputado Ney Leprevost, está completando 12 anos.
De acordo com a lei, a mamografia gratuita e periódica deve ser disponibilizada nas cidades com população maior ou igual a 30 mil habitantes para todos os municípios da região. O exame deverá ser realizado em um prazo máximo de 30 dias após solicitação do médico credenciado.
Segundo a secretaria de Saúde do Estado do Paraná, 2 milhões de mulheres já utilizaram o benefício. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura do câncer de mama.
Para o autor da lei, deputado Ney Leprevost, ver esses números é gratificante. “Esta lei salva muitas vidas, pois amplia o acesso aos exames na rede pública e incentiva a detecção precoce do câncer de mama. O câncer é uma doença curável, diagnosticado precocemente e tratado de maneira adequada as chances são muito maiores”.
Para oferecer os testes gratuitamente, o Paraná conta com 184 mamógrafos no Sistema Único de Saúde (SUS) distribuídos entre os municípios das 22 Regionais de Saúde. Segundo os especialistas, a descoberta precoce do câncer de mama eleva a chance de cura a 95%.
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é raro e representa apenas 1% do total de casos. Relativamente raro antes dos 35 anos, depois sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Notícias Relacionadas
Assembleia promove sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem
Evento ocorre na quarta-feira (13), às 18h30, no Plenário da Casa de Leis, por iniciativa do deputado Ney Leprevost (REP).
Leia mais
Assembleia homenageia Infravia-PR e debate desafios e soluções para infraestrutura viária no Paraná
Encontro foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos).
Leia mais
Assembleia Legislativa celebra o Dia Nacional da Educação com homenagem a professores e debate sobre o ensino
Solenidade proposta pelo deputado Ney Leprevost (REP) destaca a importância dos educadores para a Sociedade.
Leia mais
Assembleia promove sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Educação
O evento é uma iniciativa do deputado Ney Leprevost (REP) e ocorre dia 23 de abril, às 11 horas, no Plenário da Casa.
Leia mais