Lei Estadual celebra o Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias
Data comemorada neste dia 4 de outubro é prevista na Lei Estadual 19.546/2018, de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD).
Neste dia 4 de outubro é comemorado em todo o Estado do Paraná o Dia Estadual do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias, Lei Estadual 19.546 em 2018, de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), que tem como objetivo homenagear e valorizar os profissionais que contribuem no controle da saúde e no combate a proliferação de doenças.
“Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias merecem todo o nosso respeito e a nossa homenagem. São eles que estão no dia a dia nas ruas verificando as condições de saúde das pessoas, verificando os ambientes para que doenças não se proliferam. Eles conhecem mais as pessoas do que os próprios vizinhos e familiares, pois visitam frequentemente suas casas. Meus parabéns a todos”, enfatizou o deputado Cobra Repórter.
O autor da lei destaca ainda que, além de fazer uma homenagem aos profissionais, a lei também tem como objetivo garantir condições mais dignas de trabalho para todos e a valorização destes profissionais, com formação continuada, instrumentos de trabalho adequados e piso salarial compatível com as funções.
O deputado lembra ainda que os agentes de saúde se tornaram ainda mais fundamentais durante e no pós-pandemia de Covid-19. “Muitas vezes eles conseguiam diagnosticar a condição da pessoa em suas casas e garantir os cuidados que elas precisavam. Depois da Covid, muitas pessoas tiveram sequelas e são os agentes que garantem a atenção necessária. Também são fundamentais no combate à proliferação do mosquito que transmite a dengue, que tem afetado muitas pessoas, especialmente na região Norte”, finaliza.
Notícias Relacionadas
Paraná inicia Julho Amarelo com ações de conscientização sobre hepatites virais
Iniciativa é resultado da Lei Estadual nº 22.295/2025, proposta pelo deputado Cobra Repórter (PSD).
Leia mais
Projeto que reconhece Cambé como Capital Estadual da Vocação Sacerdotal é sancionado no Paraná
De autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), a iniciativa destaca a trajetória histórica, religiosa e cultural do município paranaense.
Leia mais
Para deputado Cobra Repórter (PSD), inclusão do Contorno Ferroviário de Curitiba na concessão da Malha Sul é questão de segurança pública
Parlamentar é um dos autores do requerimento destinado ao Governo Federal que exige a inclusão da intervenção como investimento obrigatório.
Leia mais
Projeto quer permitir retorno de militares da reserva ao serviço ativo até os 60 anos
Proposta do deputado Cobra Repórter (PSD) altera o Código da Polícia Militar do Paraná e prioriza critério de idade sobre tempo de inatividade.
Leia mais