Leonardo Petrelli Neto é o mais novo Cidadão Benemérito do Estado do Paraná Sessão solene na Assembleia Legislativa para outorga do título é o reconhecimento público e agradecimento pelas contribuições do homenageado para a sociedade paranaense.

24/10/2023 19h41 | por Antônio Dilay
Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (24).

Por proposição do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), o Plenário da Casa foi palco, na noite desta terça-feira (24), da solenidade de entrega do título de Cidadão Benemérito do Estado ao empresário Leonardo Petrelli Neto. A outorga do título foi estabelecida através da Lei estadual nº 11.197/1995 (Publicado no Diário Oficial nº 4635 de 16 de novembro de 1995). A proposição foi apresentada pelo então deputado Luiz Carlos Alborghetti. A época da aprovação da homenagem, a Assembleia Legislativa do Paraná era presidida pelo então deputado Aníbal Khury, avô do deputado Alexandre Curi, e sancionada pelo então governador do Estado Jaime Lerner.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD), ressaltou a importância da homenagem concedida. “A homenagem que se presta hoje ao nosso amigo Petrelli, ela é justa e merecedora. É um homem que construiu uma história brilhante nos meios de comunicação do estado do Paraná. É pioneiro nesse segmento, não só aqui como a família, também em Santa Catarina. E, portanto, a RIC TV hoje, com a sua audiência, com a programação, está sempre a altura daquilo que os paranaenses esperam e desejam de um veículo de comunicação. Ela é realmente merecedora dessa homenagem ao seu diretor maior. Petrelli é uma marca no estado do Paraná e, portanto, a noite de hoje é uma noite em que o Paraná se curva a história de um dos homens mais competentes e brilhantes do mundo de comunicação”.

 

O deputado Alexandre Curi (PSD) declarou que “entregar o título de cidadania benemérita para um concidadão paranaense é um enorme privilégio, pois entendo que reconhecer a história de vida e as realizações profissionais é uma maneira de valorizar o legado e inspirar as novas gerações. É justamente por sua história, trajetória e legado que nós homenageamos o Leonardo Petrelli”.

O apresentador de programas da RIC TV e deputado estadual Paulo Gomes (PP) declarou que “o parceiro dessa jornada aqui inspira. É uma satisfação enquanto deputado estadual, estar aqui neste momento quando o Leonardo Petrelli recebe um título por tudo que ele já fez pelo estado do Paraná. Ele preside um conglomerado de rádios, televisões, jornal, revista, que leva todos os dias a milhões de paranaenses a informação séria, responsável. E o Leonardo Petrelli, junto com seu pai, desde 1975, lutam pela Democracia e pelo jornalismo sério e responsável”.

Honra

O homenageado, senhor Leonardo Petrelli Neto, comentou sobre o título recebido. “É uma honra enorme, em nome do Grupo RIC, em nome de toda a nossa trajetória, receber essa homenagem das mãos do deputado Alexandre Curi, que está indicando e também pela presidência dessa Casa, onde realmente, para nós, significa que temos realmente um legado, deixando realmente uma história para o Paraná e para os paranaenses. É uma honra receber título de Benemérito do Paraná. Significa que a prestação de serviço e o que realmente a população está indicando é que nós estamos no caminho certo. O Grupo RIC é um grupo que faz uma comunicação transparente, uma comunicação plural, uma comunicação que, sobretudo, tem o interesse de melhorar a vida dos paranaenses. Então, nós estamos aqui, com muita humildade, recebendo esse prêmio em nome de todos os colaboradores do Grupo RIC”.

“Eu queria cumprimentar o presidente Ademar Traiano, toda Mesa Diretora e dizer que o Grupo RIC se sente muito honrado na aproximação que estamos tendo nestes últimos com esta Casa de Leis no que se refere a Comunicação. Não só o Grupo RIC, mas tenho certeza que todos os órgãos de comunicação do Paraná, hoje estão fazendo um trabalho muito integrado com a Assembleia Legislativa e tenho certeza, que com esse trabalho esta Casa passou ainda mais, a se aproximar da população, a interagir e ter uma imagem muito próxima dos anseios do povo paranaense”, concluiu o Cidadão Benemérito do Paraná, senhor Leonardo Petrelli Neto.

O secretário de Comunicação do estado do Paraná, Cleber Mata comentou sobre o homenageado. “Petrelli é uma pessoa que muito tem contribuído para a Comunicação do Paraná. Sem dúvida, o Petrelli é um homem que tão bem faz comunicação e muito nos orgulha de estar aqui para celebrar esse momento. Um homem que acredita na comunicação e demonstra como que o Estado cresce por meio desse grupo de comunicação. Então é uma homenagem merecida, legítima e acho que o deputado Alexandre Curi foi muito feliz na proposta toda”.

Na entrega do Título de Cidadão Benemérito do Paraná ao senhor Leonardo Petrelli Neto, a sua esposa Karla Petrelli também foi homenageada pela procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Cloara Pinheiro (PSD) com a entrega de flores em reconhecimento e carinho a toda a família Petrelli.

Presenças

Compuseram a mesa de autoridades o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD); o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD); o vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana; o homenageado de honra, senhor Leonardo Petrelli Neto; a procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Cloara Pinheiro (PSD); o deputado estadual Paulo Gomes (PP); o secretário de estado da Comunicação, senhor Cleber Mata; o secretário de estado da Fazenda, senhor Renê Garcia Júnior; o secretário de estado da  Indústria, Comércio e Serviços, senhor Ricardo Barros e os ex-governadores do Paraná Orlando Pessutti e João Elísio Ferraz de Campos.

A cerimônia ainda contou com a presença dos deputados estaduais Nelson Justus (União Brasil), Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Ney Leprevost (União Brasil); o secretário de estado das Cidades, Eduardo Pimentel; o vereador de Curitiba, Rodrigo Reis (União Brasil), além de familiares, funcionários do Grupo RIC e autoridades dos mais diversos setores do mercado.

Biografia

O senhor Leonardo Petrelli Neto é graduado em comunicação com ênfase em produção de TV e Cinema pela Grossmont College em San Diego/Califórnia, e especialista em Marketing e Gestão com MBA pelo IESE Business School em Navarra, Espanha.

Leonardo Petrelli é proprietário e presidente executivo do Grupo RIC Paraná, grupo que atua nos ramos de televisão, rádio, internet e mídia impressa no Paraná. É também sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração da Dtcom, empresa paranaense pioneira e líder no mercado corporativo no Brasil na utilização integrada das tecnologias de TV por satélite (tele aulas) e da internet (LMS), para ensino à distância e a maior produtora de conteúdo para ensino superior à distância no país.

Antes de ingressar como empresário, Leonardo foi produtor e diretor executivo da Rede Globo, produzindo novelas e seriados, tais como “O Tempo e o Vento” e “Armação Ilimitada”. Foi, também, ele quem constituiu a TVA Curitiba, associado ao Grupo Abril, como diretor geral e ajudou a constituir a TVA Sul, tornando-se presidente da holding, operação que deixou com cerca de 90.000 assinantes em 1990. Atuou junto a associações, como AERP (presidente entre 1988-91 e 1995-97), ADVB (diretor presidente entre 1988-90), ACP (membro do Conselho Deliberativo entre 2010-12 e 2012-14) e por último, membro do Conselho de Comunicação Social (CCS) do Senado Federal (até 2014). Ao longo de sua carreira, ganhou prêmios importantes, como Top Of Mind (Rádio Jovem Pan), Top de Marketing (Grupo RIC e Dtcom) e Publicitário do Ano em 1993, dentre outros.

Fundado por Mário Petrelli, em 1975, o Grupo RIC, que começou como rádio, voltou-se à televisão com a concessão da TV Cultura, obtida em Chapecó em 1976. O sinal entrou no ar em 1982 e deu início ao projeto televisivo de Petrelli, que até hoje tem como filosofia a propagação de informação regional. Em 2017, o Grupo RIC completou 30 anos de sucesso e comemorou bodas de pérola.

Com o passar dos anos, o grupo adquiriu vários veículos de comunicação nos dois estados e passou por uma reestruturação em 2019. As operações nos estados de Santa Catarina e Paraná passaram novamente a ser independentes em cada estado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação