Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

02/02/2009 16h29 | por Zé Beto Maciel/Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4120 / www.luizr
O governador Roberto Requião vai manter em 2009 o plano de obras públicas de infraestrutura nas áreas de educação, saúde, segurança, habitação, transporte, saneamento básico, energia elétrica, entre outras – que atenderá os 399 municípios do Paraná. “Combater a crise é também investir em infra-estrutura e em obras públicas. Investimos e vamos continuar investindo, rejeitando a opção fácil, desfrutável dos cortes de investimentos”, disse Requião nesta segunda-feira (2) na abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa. Aos municípios serão R$ 800 milhões em obras de melhorias urbanas, de pavimentação, de creches, praças, terminais rodoviários, centros de convivência, ginásios de esportes, canchas cobertas, postos de saúde, escolas, mercados, barracões industriais, bibliotecas, parques, iluminação pública, financiamento de máquinas e equipamentos rodoviários. “São incríveis os efeitos dessas obras e desse volume de investimentos na vida de nossos municípios, especialmente nas pequenas localidades”, aponta Requião. INFRAESTRUTURA - O governador lembrou que o Estado investiu R$ 1,5 bilhão na recuperação, construção e melhorias de oito mil quilômetros de rodovias estaduais. “E, neste ano, vamos investir mais R$ 250 milhões na construção, recuperação e conservação de estradas estaduais, municipais, aeroportos e pontes”. O Paraná, auto-suficiente em energia elétrica, vai continuar investindo forte no setor. “Depois de concluir as usinas de Santa Clara e Fundão, iniciamos a de Mauá. Em 2009, devemos investir R$ l,1 bilhão na geração e transmissão. Vamos aumentar cada vez mais a oferta de energia para receber e estimular a ampliação de grandes investimentos industriais, comerciais e de serviços”, disse. Ainda na área de infra-estrutura, o governador adiantou que em março vai inaugurar o terminal público de fertilizantes e um novo pátio para a movimentação de veículos no Porto de Paranaguá. “Começa agora a dragagem e ainda neste semestre vamos eliminar as restrições à navegação. Temos R$ 430 milhões em caixa e as obras continuam. Mesmo com os primeiros sinais da crise, os portos de Antonina e Paranaguá geraram, em 2008, uma receita cambial de US$ 14 bilhões - a maior de todos os tempos”, compara. SAÚDE - Na área do saneamento básico, Requião adiantou que o Estado investirá R$ 1 bilhão até 2010. “Já investimos R$ 2 bilhões em água e esgoto. Hoje, 100% da população urbana recebem água tratada em casa. E 95% dos moradores das cidades com mais de 50 mil habitantes são atendidos com a coleta e o tratamento de esgoto. São os melhores índices do Brasil, iguais aos de países desenvolvidos”. Os investimentos em infra-estrutura somam-se às obras na saúde. Requião citou a construção, reforma e ampliação de 37 hospitais em todas as regiões do Paraná e apontou como exemplo os hospitais de Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Centro de Queimados em Londrina, Hospital da Criança em Campo Largo e o de Reabilitação em Curitiba. “Para cuidar das mães paranaenses e de seus filhos, nos bairros ou cidades onde moram. Já construímos ou estamos concluindo 145 Centros da Saúde da Mulher e da Criança. E já autorizei a construção de outros 150”, adiantou. Na segurança pública, Requião programou construir cinco novas penitenciárias e projeta a construção de outras seis para criar 7,3 mil novas vagas. “Construímos, reformamos ou ampliamos 26 unidades penitenciárias, elevando o número de vagas no sistema de 6.529, para l4.563”, disse. EDUCAÇÃO - Na educação, Requião lembrou que entre 2003 e 2008, o Paraná construiu 75 novas escolas e reformou outras 25l – um investimento de R$ l05 milhões. “Agora, estamos construindo l4 novas escolas, licitando outras 3l e concluindo o projeto de mais 46 unidades - investimento de R$ 273 milhões. Até 20l0, programamos mais 92 novas escolas. E para resolver de vez as dificuldades do transporte escolar, estamos comprando 1.140 - investimento de R$ l33 milhões”. Requião adiantou que a Cohapar já construiu 22,5 mil - investimento de R$ 349 milhões -, urbanizou e regularizou 19,7 mil lotes. “São l80 mil paranaenses beneficiados. Estamos hoje desenvolvendo no bairro Guarituba, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, o maior programa de urbanização do país, atendendo 44 mil pessoas. Em 2009, vamos construir mais l4 mil casas - investimento de R$ ll3 milhões”. “Assim combatemos a crise. Investindo, construindo, melhorando a vida das pessoas, gerando empregos, dotando o nosso Paraná de infra-estrutura moderna, adequada, favorável a novos empreendimentos”, completou Requião.