Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

06/06/2008 16h35 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / Casemiro Linarth / Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br - daniel@luizromane
“Os municípios que foram incluídos no programa estão divididos nas oito regiões que registram os menores índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no estado. O Governo vai destinar R$ 40 milhões para o programa que conta com linhas de crédito que vão de R$ 300 a R$ 10 mil, financiamentos que priorizam os micros empreendedores”, ressaltou Romanelli. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, divulgou nesta sexta-feira (6), a lista das 121 cidades incluídas no Programa Estadual de Microcrédito. “Os municípios que foram incluídos no programa estão divididos nas oito regiões que registram os menores índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no estado. O Governo vai destinar R$ 40 milhões para o programa que conta com linhas de crédito que vão de R$ 300 a R$ 10 mil, financiamentos que priorizam os micros empreendedores”, ressaltou Romanelli. O prazo de carência dos financiamentos é de três meses. Os planos são diferentes para quem está começando. No caso para empresas que estão em atividade há seis meses é feito um tipo de planilha e para negócios já consolidados é outra a tabela de crédito e carência. As atividades produtivas que afetam com maior intensidade a economia local serão priorizadas. Segundo informações da Secretaria de Trabalho, 24 atividades do setor industrial e 17 da agricultura serão as primeiras categorias a receber o crédito. Romanelli convocou ainda as prefeituras para formarem os comitês de crédito para receberem treinamento especializado para trabalharem como agentes de desenvolvimento. O treinamento será feito entre os dias 10 a 16 de junho. “São responsabilidades do agente de desenvolvimento o cadastro, projeto, sigilo bancário, visitas e auditorias antes e depois da concessão do crédito”, lembra Romanelli. NORTE PIONEIRO – Na região do Norte Pioneiro, área de atuação do deputado Romanelli, foram escolhidas 25 cidades. “Entre as cidades escolhidas no Norte Pioneiro estão: Abatia, Carlópolis, Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Ibaiti, Japira, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santo Antonio da Platina, São Jerônimo da Serra, São José da Boa Vista, Siqueira Campos e Wenceslau Braz”, destacou Romanelli. O líder do governo adiantou que já iniciou os contatos com os prefeitos. “Estamos alertando todos os prefeitos que compõe a nossa base para que formem os comitês em suas cidades o quanto antes e garantam os financiamentos”, enfatizou. Confira a lista completa dos 121 municípios: Território Ribeira Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Tunas do Paraná. Território Grande Irati Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. Território União da Vitória Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General CarneiroPaula Freitas, Paulo Fontin, Porto Vitória, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória. Território Cantuquiriguaçu Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Catanduvas, Coronel Domingues Soares, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guaraniaçu, Ibema, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmas, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond. Território Paraná Centro Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cândido de Abreu,Guarapuava, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Cantu, Nova Tebas, Palmital, Pitanga e Roncador. Território Vale do Ivaí Apucarana, Arapuá, Ariranha do Ivaí, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Corumbataí do Sul, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São João do Ivaí. Território Ortigueira Curiúva, Figueira, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba e Tibagi, Território Norte Pioneiro Abatia, Carlópolis, Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Amélia, Santana do Itararé, Santo Antonio da Platina, São Jerônimo da Serra, São José da Boa Vista, Sapopema, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.