Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

20/05/2008 18h28 | por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Casemiro Linarth/Roberto Salomão
O líder do Governo na Assembléia Legislativa do Paraná, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), propôs nesta terça-feira (20) a criação de uma agência de desenvolvimento para atender as cidades do Norte do Paraná. O líder do Governo na Assembléia Legislativa do Paraná, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), propôs nesta terça-feira (20) a criação de uma agência de desenvolvimento para atender as cidades do Norte do Paraná. Segundo Romanelli, esse é o primeiro desdobramento das propostas apresentadas no I Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte Integrado, realizado no último dia 15, em Jacarezinho. “Nó fórum ficou evidente que é necessário articular as ações das prefeituras junto com a sociedade visando pôr em prática as estratégias de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para as cidades. As agências de desenvolvimento entram nesse processo como instrumento para agregar essas forças: sociedade e estado”, disse Romanelli. As agências, segundo Romanelli, servem como base para as iniciativas das prefeituras, do setor privado, de entidades empresariais, sindicais e da sociedade civil para a promoção de oportunidades de negócios, de geração de emprego e renda nos municípios. O principal objetivo das agências de desenvolvimento é atrair investimentos em serviços avançados, nas indústrias, no capital e na tecnologia, e em atividades de lazer, ensino e pesquisa e estimular a manutenção ou realocação de indústrias intensivas em mão de obra. ARTICULAÇÃO - De acordo com Romanelli, a iniciativa visa promover o fortalecimento empresarial, através do apoio à formação de agrupamentos de micro, pequenas e médias empresas e à organização de recursos de gestão empresarial, treinamento e qualificação profissional. “Serve ainda para apoiar processos de simplificação e racionalização dos procedimentos necessários ao funcionamento e desempenho das empresas em nível municipal, bem como a articulação com os demais níveis de governo, estadual e federal”. As agências contribuem ainda apara a implementação de políticas de promoção ao desenvolvimento dos setores considerados estratégicos para o desenvolvimento da cidade. Com o apoio das agências, as prefeituras podem integrar bancos de dados que agreguem o conjunto das informações necessárias à tomada de decisão de investimentos no Município. “É possível ainda estabelecer intercâmbios nacionais e internacionais com organizações semelhantes, agentes financiadores e de fomento, instituições e entidades acadêmicas e muitas outras instituições”, salientou Romanelli. RESULTADOS - Romanelli considerou fórum, um evento vitorioso porque não se sobrepôs a nenhuma entidade e instituição. “Ao contrário: foi um instrumento de integração de forças que aprovou uma série de medidas na área da saúde, da educação, da agricultura e de outras áreas fundamentais que servirão para alavancar o desenvolvimento sustentável na região”, disse. O deputado sugeriu ainda que outras regiões realizem seus fóruns regionais. “Esse trabalho que realizamos no norte integrado foi apoiado e articulado pela secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento Urbano. Entendo que é um modelo que conseguimos construir e que pode servir perfeitamente para as mais diversas regiões. Temos que buscar o desenvolvimento das nossas regiões através da interação entre governo e sociedade civil organizada”, completou Romanelli.