Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

09/07/2008 17h53 | por Zé Beto Maciel - Luiz Filho - Daniel Abreu - Casemiro Linarth - Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com - contato@luizromanelli.com.br - daniel@luizromane
ROMANELLI: ASSEMBLÉIA ELEGE MAURÍCIO REQUIÃO CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS “Elegemos um dos paranaenses mais capacitados para assumir tamanha responsabilidade. Maurício Requião transformou a educação do Paraná nos últimos cinco anos e meio com sua competência, capacidade de aglutinar pessoas e espírito de mudança. Terá um imenso trabalho no Tribunal de Contas e vai muito bem representar o organismo que fiscaliza os agentes públicos no Estado”, disse o líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli. A Assembléia Legislativa elegeu nesta quarta-feira (9) o professor Maurício Requião conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O atual secretário de Educação do Paraná vai assumir a vaga de Henrique Naigeboren, que se aposentou. Dos cinco candidatos, Maurício Requião foi o único votado. Recebeu 43 votos dos 52 deputados votantes. O presidente do legislativo, Nelson Justus (DEM), por prerrogativa regimental, não votou e o deputado Felipes Lucas (PPS) não compareceu à sessão. Maurício Requião teve votos dos deputados do PMDB, PT, PDT, PSDB, PP, PR, PSB, PV, PMN, PRB e PTB. Apenas nove deputados se abstiveram: Ademar Traiano (PSDB), Douglas Fabrício (PPS), Durval Amaral (DEM), Élio Rusch (DEM), Luiz Carlos Martins (PDT), Marcelo Rangel (PPS), Osmar Bertoldi (DEM), Plauto Miró (DEM), Valdir Rossoni (PSDB). “Elegemos um dos paranaenses mais capacitados para assumir tamanha responsabilidade. Maurício Requião transformou a educação do Paraná nos últimos cinco anos e meio com sua competência, capacidade de aglutinar pessoas e espírito de mudança. Terá um imenso trabalho no Tribunal de Contas e vai muito bem representar o organismo que fiscaliza os agentes públicos no Estado”, disse o líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli. Maurício Requião de Mello e Silva, é natural de Curitiba, nasceu em 19 de setembro de 1954, filho de Walace Tadeu deMello e Silva e Lucy Requião de Mello e Silva, casado com Márcia Drehmer de Mello e Silva. Na década de 1970, ingressou na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e concluiu o curso de graduação em Psicologia, com a obtenção de diploma em bacharelado e licenciatura. Em seguida, ingressou no curso de pós-graduação em psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Entre 1980 e 1985, atuou como professor do ensino fundamental e médio no Colégio Camões, em Curitiba (PR) e também no ensino superior nas seguintes instituições: UFPR/Departamento de Psicologia em Curitiba (PR), Universidade Federal de Uberlândia – UFU/Departamentode Psicologia, em Uberlândia (MG) - onde ingressou por concurso público de provas e títulos. Também lecionou nas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, em São Paulo (SP), e na União para Formação, Educação e Cultura do ABC – UNIFEC/Departamento de Psicologia, hoje Universidade do Grande ABC, em São Caetano (SP). No período de 1985 a 1988, exerceu os cargos de coordenador de programas e de secretário das Administrações Regionais na prefeitura de Curitiba. De 1991 a 1994, presidiu a Fundepar (Fundação para o Desenvolvimento Educacional do Paraná). Em 1996, foi reconduzido ao serviço público federal por força da Lei da Anistia, reingressando como docente na UFPR. No período de 1995 a 1998, eleito em 1994, cumpriu mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados, atuando prioritariamente nas áreas de educação, cultura e desporto. Foi vice-presidente da Comissão de Educação, dedicando-se, entre outros temas, à redação final da Lei no. 9.394, que estabelece as Diretrizes Bases da Educação Nacional. Ainda como deputado, destaca suas contribuições, incorporadas pelo relator deputado José Carlos Aleluia, ao projeto aprovado pelo Congresso Nacional que deu a atual redação à Lei no. 8.666, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. Entre 1999 e 2002, foi assessor técnico do gabinete do senador Roberto Requião. Em 2003 foi nomeado pelo decreto estadual nº 13, de 2/1/2003 para o cargo de secretário de Estado da Educação do Paraná. Em 2006, foi reconduzido à pasta da Educação, pelo decreto estadual nº 7476, de 1/11/2006.