NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Governo
19h20
por Luiz Filho/Francisco Vitelli/Zé Beto Maciel / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-412
2 min de leitura
465 visualizações
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), defendeu nesta quarta-feira (6), o fim da cobrança na taxa de lixo na conta de água da Sanepar. “Se for ilegal a cobrança da taxa, que cesse a cobrança. Não é possível que uma empresa pública como é a Sanepar, que tanto lutamos para ser empresa pública modelo, possa desrespeitar a norma legal”, disse.Romanelli rebateu ainda as alegações da oposição que declarou que “o lixo o não dá lucro para a Sanepar. O que dá lucro para a Sanepar é água e esgoto”. Segundo o líder do governo foi votada uma PEC no início do ano, que garante a água como um bem essencial à vida e como tal deve ser tratada, “justamente para dizer o seguinte: a água não é mercadoria, não é para dar lucro. E muito menos o lixo”, reforçou.O deputado lembrou ainda que a Sanepar não é cartório de protesto para receber taxa de lixo da prefeitura. “A prefeitura tem o setor de tributos próprio, que pode arrecadar como arrecada o IPTU”. Segundo Romanelli, os municípios arrecadam a taxa de coleta de lixo normal e faz a operação do sistema, “porque como a água e o esgoto, o lixo também é titularidade do município”.A posição do governador Requião em relação ao tema também foi esclarecida por Romanelli. “A posição do Governador Requião é a seguinte: a Sanepar só poderá cobrar taxa de lixo dos sistemas em que ela opera diretamente. Que atende o seu objetivo, mas ressalva o interesse da Sanepar enquanto empresa pública”, completou.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais