NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Liderança do Pmdb – Deputado Waldyr Pugliesi
13h50
por Ronildo Pimentel / (41) 3350-4156 e 9188-8956 / ronipimentel@hotmail.com - imprensa@lideranca.pmdb-pr.org.br / www.waldyrpugliesi.com.br - www.lideran
4 min de leitura
344 visualizações
(*) Waldyr Pugliesi A Petrobras, a companhia brasileira de petróleo, divulgou esta semana que obteve um lucro acumulado recorde de janeiro a setembro deste ano, contabilizando mais de R$ 26,5 bilhões, contra R$ 22,9 bilhões do mesmo período em 2006. Trata-se, na verdade, do melhor desempenho dos últimos 21 anos da história da empresa petrolífera. Esta performance prova de forma incontestável que a luta pela autonomia brasileira do petróleo valeu a pena. A fundação da Petrobras foi oficializada em outubro de 1953, através da Lei 2.004, com o objetivo de executar as atividades do setor de petróleo no Brasil, em nome da União. Porém, muito antes deste fato, milhares de brasileiros já tinham ido as ruas defender que o país desenvolvesse de forma independente estudos para a extração e produção petrolífera. Tenho uma lembrança muito presente quando ainda jovem, na idade do colegial, comecei minha militância política pichando os muros com a frase “O Petróleo é Nosso”. Com os resultados obtidos agora, fica provado que o petróleo tinha que ser nosso. A formação da Petrobras possibilitou ao Brasil caminhar a passos largos para chegar à auto-suficiência de petróleo, que é o que está acontecendo hoje em dia. Mais do que isto, em breve a Petrobras deverá figurar no topo das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo. Isto graças as descobertas das reservas do pré-sal, como são denominados os reservatórios petrolíferos que se encontram em camada de sal, no fundo dos nossos oceanos. É bom lembrar que todas estas boas notícias de descobertas de novos reservatórios, que vemos quase que diariamente na imprensa, só foram e são possíveis poque a Petrobras foi mantida sob gestão pública. Este fato porém, já não pode ser creditado à mineradora Vale do Rio Doce, que foi privatizada por um modelo econômico implantado no Brasil voltado apenas para o lucro das empresas. Aliás, este modelo neoliberal atualmente está em frangalhos e é responsável direto pela crise financeira que vem afetando todos os países ao redor do planeta. Hoje a Petrobras tem desempenho financeiro semelhante a da Vale, segundo mostram os indicadores da economia. Porém, com uma diferença gritante: a Petrobras está a serviço do poder público, logo o lucro é revertido para melhorar a qualidade de vida da população, enquanto o lucro da Vale vai para as contas bancárias dos grandes grupos econômicos, muitas vezes estabelecidos fora do país. Em nosso Estado tivemos vários exemplos desta prática nefasta escondida sob o manto do neoliberalismo econômico, que tira das mãos da população estruturas que foram construídas com os recursos públicos. Só para citar alguns casos, foi assim que deram o Banestado para a iniciativa privada. Foi assim que fizeram com a Ferroeste, leiloada após um verdadeiro processo de sucateamento da mesma. Fizeram isso com a Sanepar, que foi parar nas mãos de empresários franceses e só retornou ao povo do Paraná graças a ação firme do governador Roberto Requião. A Copel, o Porto de Paranaguá e o nosso DER, o departamento de estradas e rodagens, também estavam no mesmo caminho. Vale lembrar que estas estruturas só não foram para as mãos de particulares graças a intervenção muito firme da população que se organizou, lutou e impediu as privatizações. Hoje, olhando todos estes exemplos positivos posso ressaltar, que a luta para manter o bem público valeu, vale e sempre valerá a pena.(*) Waldyr Pugliesi é deputado estadual, líder do PMDB na Assembléia Legislativa e presidente do Diretório Estadual do PMDB.
Notícias Relacionadas
17:44
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:59
Lei estadual reconhece o trabalho dos capelães no Paraná
Celebrado em 21 de junho, o Dia do Capelão passou a integrar o calendário oficial do Estado por iniciativa do deputado estadual Gilson de Souza (PL), valorizando homens e mulheres que levam fé, escuta e esperança a quem mais precisa.
Leia mais
16:43
Audiência pública debaterá projeto que permite comercialização de bebidas com maior teor alcoólico em eventos esportivos
Deputado Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quer ouvir população, comerciantes e autoridades da segurança pública.
Leia mais
14:41
Semana na Assembleia amplia foco sobre sustentabilidade dos oceanos, saúde e oferta de bebidas em estádios de futebol
Treze projetos estão na pauta das duas sessões plenárias, uma ordinária e outra extraordinária, da próxima segunda-feira (22).
Leia mais