Liderança do Pt

22/09/2009 17h35 | por Laura Sica / MTb 4139 / 41 3350-4157 - 9985-6667
Os deputados do PT receberam nesta terça-feira, 22, o movimento Grito da Terra,maior movimento de reivindicação de classe trabalhadora rural ao poder publico, representado pela Fetaep e seus sindicatos filiados, que trouxeram à Assembleia Legislativa uma pauta de reivindicações. O vice-líder da bancada petista,deputado Elton Welter, falou em nome dos agricultores, na tribuna do plenário. “Neste dia especial, é com satisfação que recebemos a 14º edição do Grito da Terra. Nós já votamos o fundo de aval e o governador Requião há pouco,em reunião no Palácio Iguaçu, garantiu um maior aporte ao fundo de aval e permanência do programa trator solidário para o próximo governo”, destacou sobre dois dos itens da pauta de reivindicações.Welter destacou ainda que a Assembleia não se furtará em debater as políticas públicas para a agricultura. “O Grito da Terra é um movimento essencial para nortear as políticas públicas para os produtores rurais”.A 14º edição do Grito da Terra trouxe a Curitiba,1300 trabalhadores rurais que percorreram em passeata partindo da Praça Santos Andrade até o Palácio das Araucárias, onde permaneceram o dia todo. O deputado Tadeu Veneri, destacou entre os item da pauta de reivindicações do Grito da Terra,a necessidade da contratação de técnicos da Emater e a reconversão de áreas de produção de fumo para outras culturas.” É importante , retomar,em âmbito estadual,as discussões que envolvem a reconversão da produção de fumo,para a substituição gradativa desta cultura no Paraná”.Os deputados Péricles de Mello e José Lemos também ressaltaram a importância da manifestação dos produtores rurais. “Os agricultores enfrentam as intempéries para fazer sustentar a nossa economia e terão sempre o nosso apoio”,disse Lemos.A série de Gritos da Terra Brasil rendeu importantes conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, a exemplo da criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF; da desapropriação de cerca de mil áreas que já beneficiaram mais de 80 mil famílias; da concessão de cerca de 500 mil benefícios previdenciários rurais represados no INSS; e da melhoria das condições de trabalho dos assalariados e das assalariadas rurais. O aumento sucessivo dos recursos e redução de juros do PRONAF é resultado direto das negociações da Contag com o governo federal durante as mobilizações do Grito da Terra Brasil.Brasil-Algumas das reivindicações do Grito da Terra Brasil-2009 já foram atendido e pelos ministros: Guilherme Cassel – MDA, Carlos Minc – Meio Ambiente e Luiz Dulcci, ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República. Entre os pontos atendidos estão: compromisso de destinar R$ 15 bilhões de reais para o Plano Safra 2009/2010 da agricultura familiar; a inclusão dos contratos de financiamento para investimento no Seguro da Agricultura Familiar- SEAF; descontingenciamento do orçamento para assistência técnica rural (ATER e ATES); averbação das áreas de reserva legal serão feitos gratuitamente e no prazo de 30 dias e aprovação de projeto de lei, que trata do pagamento por serviços ambientais aos agricultores que preservam o meio ambiente e aprovação da MP 455, que trata da aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.