Lideranças devem indicar membros de Comissão Especial até segunda

20/04/2021 13h52 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Líderes e blocos partidários tem até a próxima segunda-feira (26) para fazer as indicações dos membros titulares e suplentes da comissão, que será composta por sete parlamentares.

Líderes e blocos partidários tem até a próxima segunda-feira (26) para fazer as indicações dos membros titulares e suplentes da comissão, que será composta por sete parlamentares.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Líderes e blocos partidários tem até a próxima segunda-feira (26) para fazer as indicações dos membros titulares e suplentes da comissão, que será composta por sete parlamentares.

O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, pediu, durante a sessão plenária desta terça-feira (20), que as lideranças partidárias indiquem os membros que vão compor a Comissão Especial de Investigação (CEI), para fiscalizar a fila de vacinação contra o coronavírus no Paraná. O objetivo é acompanhar denúncias de pessoas que teriam burlado os critérios de imunização. Os chamados Fura-filas.

  (sobe som))

O grupo deve ter sete deputados indicados pelos líderes até a próxima segunda-feira (26). Os Blocos PSL/PTB e DEM/MDB têm direito a indicar um membro; assim como o PSDB/PV; O PSD e o PSB podem indicar  um integrante cada um; e também cabe ao PSC e ao  PT uma indicação de cada.

Quem propôs a criação da CEI foi o deputado Delegado Francischini (PSL). O objetivo é acompanhar de perto e fiscalizar o processo de vacinação.

  Segundo o Tribunal de Contas e a Controladoria Geral do Estado (CGE), chegaram às instituições denúncias de pessoas e políticos que teriam passado na frente de pessoas do grupo prioritário. O Ministério Público também apura  denúncias de fraudes da chamada superdosagem, quando CPFs de pessoas falecidas teriam sido utilizados indevidamente. Outra apuração é que teriam sido aplicadas  498 doses em somente 165 CPFs. A investigação apurou que 70% dos casos se concentram em quatro municípios, todos de pequeno porte.

O deputado Francischini solicitou a lista de todos os vacinados no Paraná, com base na Lei de Acesso à Informação. Pelo menos 18 municípios do estado são investigados. Todos foram notificados, para que prestem explicações ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que cruzou as informações com dados da Controladoria Geral da União (CGU.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação