Lideranças pedem apoio para duplicação da BR-376 e ampliação do aeroporto de Apucarana

27/02/2013 19h45 | por Nádia Fontana
Rossoni abre sessão de interiorização em Apucarana.

Rossoni abre sessão de interiorização em Apucarana.Créditos: Nani Gois/Alep (crédito obrigatório)

Rossoni abre sessão de interiorização em Apucarana.
Apoio ao pedido de duplicação da BR-376 – Rodovia do Café, trecho de Apucarana a Ponta Grossa, e para a ampliação do aeroporto de Apucarana, são pleitos de destaque do documento entregue nesta quarta-feira (27) aos deputados paranaenses por autoridades, lideranças políticas e da comunidade, durante a sessão de interiorização da Assembleia Legislativa, que aconteceu em Apucarana, na região Norte do Paraná. Na ocasião o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente do Poder Legislativo estadual destacou a importância deste momento em que os parlamentares podem debater diretamente com as lideranças e cidadãos as necessidades de cada região.

No documento, apresentado durante o encontro realizado no Cine Teatro Fênix e que contou com a presença de inúmeras autoridades e cidadãos da região, também é solicitada a estadualização das rodovias de Apucarana a Rio Bom e de Pirapó à Caixa de São Pedro. Para o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), anfitrião da reunião, a presença dos deputados na cidade é fundamental para que as lideranças da região possam apresentar suas demandas diretamente ao Legislativo. Beto Preto observou ainda que esse encontro sendo realizado no município coloca Apucarana no cenário estadual: “Isso demonstra que estamos saindo do mapa do esquecimento”.

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PMDB), presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), enfatizou, igualmente, a importância deste momento e lembrou que antes da sessão especial com os parlamentares, os prefeitos que representam as 26 cidades da região participaram de uma reunião técnica em Apucarana. Naquele momento, também receberam o presidente Rossoni acompanhado por uma comitiva de deputados. Durante esse encontro, eles debateram e definiram as principais demandas regionais, que fazem parte do documento entregue à Assembleia. Dentre elas, Gil destaca, além da duplicação da BR-376, a necessidade de implantação de hospitais regionais em Ivaiporã e Apucarana, e a ampliação do aeroporto de Apucarana.

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador José Airton de Araújo (PR), o Deco, aproveitou a oportunidade para também pedir apoio a reivindicações que fazem parte da luta do Legislativo municipal. Entre elas, sublinhou a importância do pedido de construção de um hospital regional e medidas que garantam a segurança pública. Essas questões foram, igualmente, apontadas como urgentes pelos vereadores Gilberto Cordeiro Lima (PMN), o Gilberto do Trânsito, e o Ananias (PSDB), ambos de Apucarana. Gilberto e Ananias enalteceram a iniciativa das sessões itinerantes, reconhecendo que essa estratégia de trabalho permite uma aproximação maior com a sociedade.

Participaram da abertura da sessão de interiorização os deputados Pedro Lupion (DEM), Ênio Verri (PT), Teruo Kato (PMDB), Adelino Ribeiro (PSL), Cantora Mara Lima (PSDB), Dr. Batista (PMN), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Evandro Junior (PSDB), Marla Tureck (PSD), Tercílio Turini (PPS) e Gilberto Martin (PMDB). O secretário de Estado da Comunicação, Marcelo Catani, participou do evento representando o governador Beto Richa.

Homenagens – Esta foi a primeira sessão de interiorização deste ano da Assembleia Legislativa e a sétima desta Legislatura. As sessões especiais marcam o processo de descentralização dos trabalhos do Parlamento estadual e dão prosseguimento ao projeto que começou a ser desenvolvido há dois anos, com o objetivo de prestação de contas e também para ouvir diretamente da população, das entidades de classe e da sociedade organizada quais as principais demandas de cada região.

Durante o encontro em Apucarana a Assembleia Legislativa fez a entrega do título de Cidadão Benemérito do Paraná ao jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira, que foi proposta pelo deputado Evandro Junior (PSDB) e aprovado por unanimidade pelo Plenário da Assembleia. Também foram agraciados com menção honrosa doze ex-deputados estaduais da região: José Scarpellini, Orlando Pessuti, João Falavinha Iensen, Antonio Costenaro Neto, Paulo Maia de Oliveira, Ratinho Junior (secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná), Vanderlei Iensen (in memoriam), José Colombino Grassano, Irondi Pugliesi, Jorge Amin Maia Filho, Jorge Amin Maia (in memoriam) e Antonio dos Santos Maciel Filho.