Livro sobre a história da Polícia Militar é lançado na Assembleia Leis aprovadas pelos deputados foram uma das bases para a pesquisa da obra.

03/08/2023 21h31 | por Thiago Alonso

Os autores Major Valter Ribeiro da Silva (à esq.) e o 1º Tenente Daniel Gonçalves Conde.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Evento de lançamento ocorreu no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Evento de lançamento ocorreu no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa.

Evento de lançamento ocorreu no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa.

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu nesta quinta-feira (03) o lançamento do livro Polícia Militar do Paraná – Origem e Evolução – 1854-1917 – Vol. I, escrito por Valter Ribeiro da Silva e Daniel Gonçalves Conde. A obra foi lançada Espaço Cultural da Assembleia e contou com a participação dos autores, de familiares, de membros da corporação e da sociedade civil. Também estiverem presentes na solenidade representes de parlamentares, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Uma das fontes para a pesquisa foram as leis aprovadas pelos deputados estaduais paranaenses. Foram consultados, por exemplo, os relatórios apresentados à Assembleia Legislativa pelos presidentes e governadores da Província por ocasião da abertura das sessões legislativas. Também constam no livro trechos de debates entre os parlamentares estaduais, especialmente no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Força Policial. Uma das curiosidades que a obra traz é que a Polícia Militar foi a primeira instituição criada no Paraná, em 10 de agosto de 1854.

Desta forma, os documentos da Assembleia foram importantes para a elaboração da obra. “O lançamento do livro aqui na Assembleia é muito importante pra nós, pois a base do nosso livro são os relatórios dos presidentes da província. E esses relatórios eram apresentados justamente aos deputados estaduais, na época deputados provinciais. Então, há uma participação direta desta Casa de Leis na edição e debates das leis que ao longo do tempo foram construindo o que nós temos hoje da Polícia Militar do Paraná”, explicou o Major Valter Ribeiro da Silva, um dos autores do livro.

O 1° Tenente Daniel Gonçalves Conde, também autor da obra, destacou a importância da Assembleia para a pesquisa. “Para nós, encontrar estes registros, tanto aqui na Assembleia quanto na Biblioteca Pública, no arquivo público, no Museu Paranaense, foi muito satisfatório. Queremos entregar para comunidade um material de qualidade que possa evidenciar para as pessoas a bonita história que a Polícia Militar construiu a até aqui”, disse.

O primeiro volume da história da corporação situa a evolução da Polícia Militar no contexto da emancipação política do Paraná e do período provincial. Além disso, trata dos primeiros símbolos do Estado, como a bandeira e o brasão, que datam de 1892 e 1902, respectivamente. A história da PM-PR terá continuidade em um segundo volume, que abrangerá o período de 1918 até a atualidade. A obra tem a previsão de lançamento no ano que vem.

De acordo com os autores, um dos objetivos do livro é esclarecer a origem da Polícia Militar do Paraná. “A ideia surgiu quando percebemos que a Polícia Militar não tinha um trabalho que contasse as origens da Polícia Militar do Paraná. Então nos debruçamos neste tema. Fazemos uma busca desde antes da emancipação do Estado. Vamos até a Europa identificar as nossas origens enquanto Polícia Militar. A partir daí, detalhamos cronologicamente cada passo dado por os nossos antepassados, buscando identificar o papel da Polícia Militar na sociedade atual”, comentou Silva.

Baseada em uma pesquisa histórica-documental, a publicação consiste em uma releitura da trajetória da instituição desde os seus primórdios na época provincial. Abrange ainda uma análise dos sistemas policiais ocidentais que influenciaram a criação da PM-PR, o primeiro estatuto, efetivo, treinamento, fardamento, armamentos, técnicas, remuneração e a estrutura da Corporação. Esses elementos são contextualizados com dados, fatos e personagens históricos, combinados a registros, testemunhos e ilustrações da época, formando uma linha do tempo. De acordo com os autores, as afirmações estão apoiadas em fontes de consulta qualificadas e arquivos históricos relevantes, como relatórios oficiais, livros, jornais de época, artigos científicos, registros fotográficos antigos, entre outros.

O livro é prefaciado pelo presidente da Associação dos Oficiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar), Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, e conta com farto material para historiadores e pesquisadores.

Autores

Os autores são oficiais da Polícia Militar do Paraná. O Major Valter Ribeiro da Silva integra a PM-PR há 26 anos. É graduado em segurança pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (1999), bacharel em direito e pós-graduado em gestão pública. Fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em nível de mestrado profissional (2019). Foi comandante da 2ª CIA do 12º Batalhão de Polícia Militar e subcomandante deste, bem como serviu na Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Paraná e na Corregedoria da PMPR. Atualmente é chefe da Consultoria Jurídica da Corporação.

O 1º Tenente Daniel Gonçalves Conde é graduado em segurança pública pela Academia Policial Militar do Guatupê (2016), onde é instrutor. É bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pós-graduado em gestão pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Serviu no 15º Batalhão de Polícia Militar. Atualmente é comandante das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 12º Batalhão de Polícia Militar.