Livro sobre "Tropeirismo e Geodiversidade no Paraná" será lançado na Assembleia Legislativa na segunda-feira (4) Com o lançamento do livro dos geólogos Antonio Liccardo e Gil Piekarz será aberta também a mostra fotográfica “Tropeirismo e os Campos Gerais”.

01/12/2017 14h32 | por Luiz Alberto Pena
Tropeirismo e os Campos Gerais.

Tropeirismo e os Campos Gerais.Créditos: Foto/capa: Antonio Liccardo - Arte: Vinicius Leme

Tropeirismo e os Campos Gerais.

O Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná sediará na próxima segunda-feira (4), às 10 horas, o lançamento do livro “Tropeirismo e Geodiversidade no Paraná”, de autoria dos geólogos Antonio Liccardo e Gil Francisco Piekarz. No mesmo dia e horário, mas no Espaço Cultural do Legislativo, será aberta a exposição de fotografias “Tropeirismo e os Campos Gerais” – com imagens colhidas em campo pelos pesquisadores e publicadas no livro. O lançamento literário e a mostra fotográfica, que permanecerá à disposição do público até o dia 8 de dezembro, atendem a uma proposição conjunta dos deputados Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura; Rasca Rodrigues (PV), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais; e Anibelli Neto (PMDB), líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar.

Na apresentação do livro, publicado pela Editora Estúdio Texto, o diretor presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Amílcar Cavalcante Cabral, destaca que a obra trata da geologia de uma das regiões mais singulares do Paraná, compartilhando generosamente muitas informações e conhecimento. “Esperamos que estas páginas, permeadas com ricas imagens e ilustrações, possam trazer a você leitor, informações sobre tão importantes fatos e lugares que fazem parte da formação do território e do povo deste lugar. Como responsável pelo Serviço Geológico no Estado do Paraná, o ITCG compartilha esse trabalho a fim de trazer a geologia mais perto da sociedade, buscando um melhor entendimento do meio ambiente e agregando valor à cultura e ao turismo”.

O prefácio do livro é dividido entre dois reconhecidos pesquisadores do tema do Tropeirismo: Carlos Roberto Solera e Henrique Paulo Schmidlin. O primeiro sublinha que “Tropeirismo e Geodiversidade no Paraná” é uma obra excepcional, por seus conteúdos históricos e geográficos e inigualável valor, que “contempla uma lacuna de estudos que ainda estava em aberto”. Henrique Schmidlin, por sua vez, sublinha que Antonio Liccardo e Gil Piekarz inauguram inédita leitura sobre o tropeirismo, ao trazerem nova e importante vertente: a Geodiversidade como elemento que faltava para o “estar” tropeiro. “Nesta notável publicação, os autores conseguem mostrar, didaticamente, os porquês das dificuldades que os pioneiros enfrentaram nos 1.500 quilômetros de percurso, assim como as opções escolhidas, a determinação e ousadia desses sujeitos tropeiros”. José La Pastina, ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), assina a orelha do livro e confirma o entendimento dos prefaciadores, ressaltando que um dos mais interessantes aspectos do livro “reside no fato de tratar o tropeirismo como patrimônio cultural sobre um pano de fundo geológico, que é o patrimônio natural”.

Os autores – Antonio Liccardo é geólogo-fotógrafo, doutor em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto e professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 2010. Gil Francisco Piekarz é geólogo formado pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Metalogênese pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou no Serviço Geológico do Paraná – Mineropar, desde 1979, órgão hoje incorporado ao Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG).

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação