Londrina e região correm risco se não garantirem os contornos Leste e Norte, alerta deputado Tercilio Turini (PSD)

14/04/2023 11h57 | por Assessoria Parlamentar

"A Região Metropolitana de Londrina precisa de ações estratégicas para fortalecer o progresso", destacou Turini durante sessão especial da Assembleia Itinerante, na ExpoLondrina.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Londrina e região não podem mais ser prejudicadas e precisam com urgência de obras estratégicas como o Contorno Leste e o Contorno Norte para garantir mais segurança no tráfego urbano, ampliar a estrutura de transporte e logística, melhorar as condições para atração de indústrias e abrir novas áreas de expansão. O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) ressalta que Londrina é um dos únicos municípios de grande porte no Paraná que não tem contornos para tirar o fluxo de veículos do meio da cidade e facilitar os deslocamentos rodoviários.

"É um absurdo essa situação. Pagamos pelo Contorno Norte nos antigos contratos de pedágio e a obra não saiu, ficou para a próxima concessão. Agora temos que lutar para a construção começar no primeiro ano do novo contrato. Londrina e região também precisam se mobilizar para incluir o Contorno Leste como obrigação da futura concessionária das rodovias próximas. Se não assegurarmos o Contorno Leste agora, vamos ficar mais 30 anos sem a infraestrutura de transporte para o desenvolvimento regional", alerta Tercilio Turini.

Na sessão especial da Assembleia Legislativa ontem à noite na ExpoLondrina, o deputado Turini entregou ao presidente Ademar Traiano um documento reforçando a relevância do Contorno Leste e do Contorno Norte e pedindo apoio para o parlamento estadual encampar a mobilização e defender junto ao governador Ratinho Junior as duas obras como prioritárias. "A Região Metropolitana de Londrina precisa de ações estratégicas para fortalecer o progresso. O Norte, o Norte Pioneiro e outras regiões do interior sempre contribuíram muito para o Paraná avançar. Por isso, merecem atenção especial na construção de um estado integrado e pensado para todos os paranaenses", argumenta Turini.

Ele destaca que os investimentos não podem ficar concentrados em outras regiões, deixando Londrina sem a infraestrutura rodoviária que merece. "Se não houver uma ação política neste momento, o risco de comprometer o futuro regional é enorme. O Contorno Norte é uma reivindicação de muitas décadas e a ideia do Contorno Leste surgiu na década de 1980, quando Wilson Moreira era prefeito de Londrina. Até agora nenhum dos dois foi feito", enfatiza o deputado Tercilio Turini.

O Contorno Leste é um ramal rodoviário para ligar a PR 445 até a BR 369, partindo das proximidades da unidade Cocamar (ponto também conhecido como antigo posto Serrinha) e chegando ao Contorno de Ibiporã. Vai viabilizar o acesso de caminhões e carretas ao Aeroporto de Londrina e criar possibilidade de transporte de cargas aéreas. Também retira da Via Expressa todo o tráfego de quem vem de Curitiba, Ponta Grossa, Porto de Paranaguá, Vale do Ivaí em direção a Ibiporã, Cornélio Procópio, Bandeirantes e divisa com São Paulo. O mesmo acontece com quem trafega no sentido inverso, do Norte Pioneiro em direção ao Sul do estado. Já o Contorno Norte começa em Ibiporã, passa por Londrina, Cambé e chega até Rolândia.

Outras obras

O deputado Tercilio Turini cita ainda outras obras de infraestrutura defendidas pelos parlamentares da região:

- Duplicação completa da PR 445 - Início das obras, o mais rápido possível, do trecho final da duplicação da PR 445 entre os distritos de Lerroville e Irerê, incluindo no projeto a construção do viaduto/trincheira de acesso a Lerroville.

- Terceira pista e futura duplicação de Warta a Bela Vista do Paraíso - Mais uma obra na PR 445, no extremo Norte do município de Londrina.

- Viaduto na BR 369 no acesso à Avenida Angelina Vezozzo - Obra de grande importância na ligação das regiões Leste e Norte de Londrina, nas proximidades do antigo clube Grêmio Londrinense.

- Viaduto na BR 369 no cruzamento com Rua Esperança, em Cambé - Vai garantir fluxo seguro e ágil na BR 369 na ligação de Londrina a Maringá. Atualmente é um ponto de estrangulamento no tráfego rodoviário, com formação de enormes filas no semáforo que sinaliza o cruzamento.

- Terceira pista e futura duplicação da PR 170 - A rodovia estadual faz a ligação da Região Metropolitana de Londrina com a divisa do estado de São Paulo, passando por Rolândia, Prado Ferreira, Florestópolis, Jaguapitã, Miraselva e Porecatu.

- Duplicação do Contorno de Rolândia - Um trecho rodoviário de grande fluxo, bastante utilizado por moradores do Rolândia como acesso a bairros e parques industriais, além de ser rota para a PR 170 e divisa com o estado de São Paulo.

- Duplicação da PR 218 de Arapongas a Sabáudia - Uma rodovia de grande tráfego diário entre municípios com diversas indústrias, além de caminho para transporte de pacientes, estudantes e famílias.

- Terceira pista e futura duplicação da PR 218 entre Sabáudia e Astorga - Mais um eixo de fluxo intenso de veículos no Norte do Paraná que precisa urgente de melhorias, inicialmente com terceira pista nos trechos mais perigosos e de riscos de acidentes.